Os preços dos produtos comercializados no e-commerce registraram inflação de 0,5% no mês de fevereiro de 2013, aponta o índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar e FIA, em parceria com a Felisoni e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce.
De acordo com o levantamento, este número representa uma queda de 2,5 p.p. na comparação com janeiro, período cujo índice foi de 3%, e aumento de 1 p.p. em relação a fevereiro de 2012, quando se identificou -0,5%.
Dentre as categorias que mais influenciaram o resultado de alta registrada em fevereiro estão: Eletrodomésticos (0,59%), Informática (0,16%), Medicamentos (0,08%) e Livros (0,04%), enquanto, Perfumes e cosméticos (-0,11%), Eletroeletrônicos (-0,10%), Telefonia e celulares (-0,08%) Cine e fotos(-0,05%), Brinquedos (-0,03%) e CDs e DVDS (-0,01%), registraram queda nos preços.
O índice registra ainda que esta é a segunda alta do ano, totalizando a inflação de 3,48%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, o índice identificou deflação de -3,62%, – alta de 2,75 p.p. em relação a igual período do ano anterior, quando o percentual foi de -6,37% -. “Apesar de inflação registrada em fevereiro, o índice mantém-se dentro da variação histórica da série, não sinalizando tendência de queda ou elevação”, avalia o presidente do conselho do PROVAR/FIA, Claudio Felisoni.