Logo E-Commerce Brasil

Praticidade leva a maioria dos consumidores globais a preferir o e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A maioria (73%) dos consumidores localizados em diversos países ao redor do mundo que afirmam comprar em sites de e-commerce o faz porque é um método prático e otimiza o tempo, segundo dados de um estudo apresentado pela Invesp. Dados do “How Big Is E-commerce Industry” ainda mostram que esta proporção é 33% maior que os 55% que preferem comprar pela internet por conta de seus menores preços – Foi permitida mais de uma resposta por questão. Outros motivos citados que levam a preferir a compra online é a maior variedade de mercadorias (67%), facilidade em comparar preços (59%) e inexistência de filas (58%). Motivos diretamente financeiros, como gastar menos com combustíveis (40%) e menos impostos (30%) foram os menos populares entre os consumidores entrevistados.

Vendas globais devem chegar a US$ 1,4 trilhão em 2015

A Invesp prevê que as vendas globais do comércio eletrônico totalizem US$ 680,6 bilhões de dólares neste ano, e crescerá 106% até alcançar US$ 1,4 trilhão em 2015. Em bases anuais, as vendas devem ter um aumento de 20.5%, chegando a US$ 820.5 bilhões em 2012, e posteriormente 17% para atingir US$ 963 bilhões em 2013.

Enquanto isso, as vendas do e-commerce nos EUA – que devem somar US$ 197 bilhões neste ano – crescerão em média 10% durante os próximos quatro anos, alcançando US$ 297 bilhões em 2015 (aumento de 51% com relação a 2011).

Outros resultados

Mais de 80% dos usuários globais de internet realizam compras pelo e-commerce, sendo que metade (50%) afirma comprar mais de uma vez.

Cerca de 40% dos e-consumidores pagam suas mercadorias com cartões de crédito e/ou transferências bancárias, enquanto o restante (35%) utiliza cartões de débito, COD, e-wallets e cartões pré-pagos.

O total de consumidores que realizam compras pela internet deve chegar a 178 milhões nos Estados Unidos este ano, crescendo 13% para 201 milhões em 2015.

Livros lideram preferência de compras.

Os e-consumidores globais afirmam que livros e roupas são os itens que mais planejam comprar durante o segundo semestre de 2011, de acordo com um relatório divulgado pela The Nielsen Combany. A maioria (40%) afirma que irá comprar livros neste período, enquanto 36% planejam comprar roupas.

Outras compras online planejadas que foram muito citadas são passagens aéreas (32%) e equipamentos eletrônicos (27%).