Posts comerciais no Facebook atingem metade de seu alcance nos primeiros 30 minutos após serem publicados, enquanto que o restante da audiência é impactada nas 7 horas seguintes, segundo um estudo elaborado pelo Socialbakers. Analisando publicações realizadas no dia 31 de outubro desse ano, a pesquisa também descobriu que um terço das mensagens leva 10 minutos para chegar em seu objetivo.
Há uma queda acentuada na leitura das mensagens após os primeiros 10 minutos. No período de 11-20 minutos, o alcance das mensagens sofre um acréscimo de 13,2% de sua audiência total, enquanto que nos 10 minutos seguintes, esta proporção é de apenas 4,7%. Nos 90 minutos posteriores, a penetração das mensagens avança somente 2% do total.
Esta queda é, ainda mais acentuada, em relação ao open rate do e-mail. De acordo com um estudo da GetResponse, divulgado em outubro desse ano, cerca de 23% das aberturas de e-mails ocorrem na primeira hora após o envio. Neste mesmo período, os posts no Facebook já teriam alcançado 60% de sua audiência total.
Da mesma forma como acontece com os e-mails, o horário em que as mensagens são enviadas impactam profundamente sobre o tempo que levam para serem visualizadas. Por exemplo, segundo um estudo realizado pelo Yesmail, também divulgado em outubro de 2012, embora os consumidores tenham um horário preferido para realizarem compras em sites de e-commerce, os varejistas da internet não estão alinhando suas campanhas de e-mail com este comportamento, o que os levam a perderem inúmeras oportunidades. Semelhantemente, as empresas que almejam potencializar suas ações no Facebook, devem considerar o horário preferido de sua base de seguidores.