Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa analisa o melhor caminho para as vendas, redes sociais ou sites

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As vendas do varejo realizadas através de redes sociais excedeu o tráfego a sites de varejistas guiados por redes sociais, indicando que os “visitantes sociais” de varejo são bastante propensos a realizarem compras online, segundo o estudo intitulado “Online Retail Holiday Readiness Report” realizado pela IBM Coremetrics. Menos de 1,25% dos visitantes de sites de varejo em abril de 2011 foram guiados através de redes sociais, enquanto 1,75% das vendas do varejo foram realizadas através de clientes operando em alguma destas redes.

Enquanto o tráfego direcionado a sites de varejo oriundo de redes sociais apresentou um aumento estável desde 2010, as vendas realizadas através deste sites passou de 1% verificado em dezembro para pouco mais de 1,25% em janeiro, caindo para cerca de 1% em fevereiro e iniciar um processo acelerado de crescimento em março de 2011.

Crescem as vendas de tráfego guiado por dispositivos móveis

Durante o período abarcado pelo relatório da IBM Coremetrix (de outubro de 2010 a abril de 2011), a parcela do total das vendas do varejo correspondentes as vendas móveis praticamente dobraram, indo de 3,4% para 6,5%. O tráfego nos sites de varejo direcionados por dispositivos móveis cresceram perto de 60% neste período, passando de pouco menos de 5% para 8%.

Visitantes sociais tem o dobro da taxa de média de conversão

Visitantes oriundos de redes sociais tem mais que o dobro de propensão que a média geral de taxas de conversão (10,7% comparados a 5,2%). A análise da IBM Coremetrics indica que muitos destes visitantes são bastante suscetíveis a responder a ofertas, mesmo tendo taxas de bounce(rejeição) (62,8%) altas e com tempo de permanência no site (3,26 minutos em média)  baixo.

Usuários móveis tem baixo engajamento.

Usuários móveis são menos engajados que a população em geral, com menos visualizações de páginas, menos tempo de permanência em sites e altas taxas de rejeição. A IBM Coremetrics afirma que, embora estes números não sejam surpreendentes, eles ressaltam a necessidade dos varejistas monitorarem e aperfeiçoarem as experiências dos usuários móveis.

Shop.org: Redes Sociais oferecem possibilidades monetárias

Redes sociais populares como o Facebook e o Twitter podem oferecer aos varejistas grandes possibilidade de monetizar a sua presença nestes sites, de acordo com pesquisa de abril de 2011 conduzida pelo Shop.org, comScore e Social Shopping Labs.

Resultados do estudo “2011 Social Shopping Survey” indicam que 67% dos usuários do Twitter dizem que um post os incentivou a clicar em um link para entrar em algum  website, assim como 57% dos usuários do Facebook. Além disso, cerca de 90% dos usuários de blogs de varejistas clicaram para entrar em algum site.

Sobre os dados: Os dados deste relatório foram baseados no Coremetrics Benchmark, que coleta dados contendo os resultados em termos de marketing e comércio de mais de 500 varejistas americanos.