Mostramos há pouco um estudo da Retail X que coloca o Brasil como líder absoluto no e-commerce da América Latina. Pouco depois, a Semrush também divulgou o State of E-commerce, levantamento que apresenta as tendências do comércio eletrônico no mundo. A análise global sobre o varejo mostra o “resfriamento” do e-commerce no mundo pós-Covid, porém destaca o Brasil como país da América Latina que mais cresce no setor.
Entre os dados apresentados, de 2019 a 2022, o tráfego ano a ano em todo o setor aumentou 73%, com o período de novembro a janeiro apresentando os aumentos mais significativos. Porém, apesar da alta busca no e-commerce, a tendência da compra online pode estar esfriando.
Isso porque, em 2020, o crescimento anual foi de 23%. Um ano depois, em 2021, o crescimento foi de 29%. Até o atual momento, a Semrush afirma um aumento de apenas 9% no tráfego, o que é drasticamente inferior ao total de 29% de 2021 (gráfico abaixo).
Crescimento do e-commerce anual entre 2019 e 2022
Brasil se destaca na América Latina, segundo Semrush
Ao analisar o varejo eletrônico da LATAM, a pesquisadora afirma que o tamanho do mercado de comércio eletrônico segue a lógica econômica usual. Portanto, o Brasil, líder econômico regional, tem o dobro do potencial de mercado do México (a segunda potência econômica da região). A Argentina, com seu mercado de comércio eletrônico em expansão e constante crise de inflação, vem em terceiro lugar.
Sobre os operadores de e-commerce mais populares da América Latina, o Mercado Livre se destaca tanto no Brasil como na Argentina, país sede da empresa. Apesar de o México ter uma economia proporcionalmente maior do que a Argentina, nenhum operador do país foi destacado entre os top 10 e-commerces, como mostra o gráfico a seguir.
Geração de tráfego do e-commerce na América Latina
Em relação aos canais de tráfego, o padrão da LATAM observado pela Semrush é idêntico ao analisado nos EUA. Portanto, as visitas diretas dominam o cenário de fontes de tráfego, sendo uma única diferença notável a menor participação de tráfego de pesquisa. Como sugestão, a empresa recomenda uma estratégia de aquisição de usuários mais diversificada para quem opera no e-commerce da região.