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Pesquisa revela que mais da metade dos CMOs não tem estratégia omnichannel

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Rakuten Marketing, empresa global de estratégias omnichannel, acaba de divulgar os dados de uma pesquisa desenvolvida em parceria com o The CMO Club – grupo de executivos de marketing fundado em 2007 e que, atualmente, reúne mais de 850 líderes de todo o mundo – sobre as tendências para o investimento em marketing cross-channel nos próximos meses.

O relatório, intitulado “Desmitificando o marketing omnichannel para criar uma estratégia vencedora a CMOs”, traz entrevistas com clientes da Rakuten Marketing dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Canadá, Austrália e Brasil. Entre os destaques do estudo, está o fato de que a maioria das companhias (55%) ainda pretende implementar uma estratégia omnichannel. Dentre elas, 29% planejam fazê-lo nos próximos seis a 12 meses.

O crescimento no investimento em marketing de display também aparece como uma tendência global, com destaque para o Brasil, que refletiu um aumento de 58% no último ano, seguido do Japão (20%), Estados Unidos (18%) e Austrália (15%). Isso demonstra que, cada vez mais, as empresas percebem a importância da estratégia omnichannel para ganhar vantagem competitiva, com resultados mensuráveis.

Ainda segundo a pesquisa, os consumidores realizam cada vez mais suas compras por meio de smartphones, o que tem fortalecido a performance em marketing para esse tipo de dispositivo. Para se ter uma ideia, houve um crescimento de dois dígitos no investimento para todos os canais. Porém, quando se fala de dispositivos móveis, o aumento em marketing de busca foi de 145% na comparação ano a ano. Em campanhas de display, chegou a 402% no mesmo período.

A pesquisa revela, ainda, que apenas um quarto do total de entrevistados (26%) afirma não ter planos de implementar estratégias omnichannel. Quando questionados sobre os maiores desafios para a execução, 64% indicam falta de recursos necessários para o sucesso do plano. Outros desafios incluem a insuficiência técnica para integração de dados (52%) e analítica para sua interpretação (61%).

“Fica claro em nosso estudo, que as estratégias omnichannel são prioritárias na maioria das companhias, porém, ao mesmo tempo, é controversa a falta de recursos, integração e ferramentas de análise. Acredito que esses entraves estão diretamente relacionados à dificuldade de medir resultados”, destaca Alessandro Gil, Country Head da Rakuten Marketing.

Sobre a estrutura de verbas de marketing, 30% dos CMOs afirmam separar recursos para investimento em branding e marketing direto. Outros 30% distribuem por unidade de negócios, enquanto 20% alocam a verba por canal e 19% deles separam a verba de marketing online do offline.

Com relação à mensuração de resultados, 35% responderam que “atualmente não utilizam nenhum meio robusto para mensurar as técnicas” e avaliar os resultados dos esforços de marketing cross-channel. “Por perceber essa necessidade, a Rakuten Marketing tem focado seus esforços na análise e otimização da mensuração, por meio das inovações tecnológicas em suas plataformas e serviços”, completa Gil.