Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa revela perfil do pequeno varejista no Facebook

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com uma pesquisa sobre F-Commerce feita pela Payvment, dos mais de 100 mil vendedores que atuam no Facebook, aqueles considerados pequenos estão usando uma ampla variedade de canais de marketing com o objetivo de direcionar tráfego para suas lojas na rede social. Entre esses canais estão Twitter, anúncios no Google e e-mail marketing.

A maioria dos participantes é de pequenos varejistas, com menos de 500 fãs. Os dados mostram uma forte adoção em relação ao Facebook Ads, com a maioria dos vendedores planejando usar os anúncios da rede social novamente.

Christian Taylor, fundador e CEO da Payvment, nota que há centenas de milhares de pequenos varejistas que estão sendo bem sucedidos na venda de produtos no Facebook. Isso se configura em um ambiente robusto e vibrante, no qual vendedores estão realizando um marketing agressivo de seus produtos através de diferentes canais, o que resulta em receita e em retorno de tráfego para o Facebook.

Os vendedores que utilizam o sistema da Payvment, cuja maioria é formada por pequenos varejistas, estão fazendo marketing de seus negócios através de anúncios no Facebook e de vários outros canais sociais.

As principais conclusões da pesquisa da Pavyment foram:

  • Mais de 1/3 dos participantes têm usado o Facebook Ads, o que faz desta a principal tática de marketing utilizada pelos vendedores para direcionar tráfego para suas lojas, além do marketing geral do Facebook, como promoções e acordos através de seus murais, e cerca de 70% dos entrevistados disseram ter planos de usar o Facebook Ads novamente.
  • Entre os 30% dos varejistas da rede social que afirmaram que não utilizariam o Facebook Ads, 68% disseram que não conseguiram nenhum cliente ou fãs novos através desse canal. 65% afirmaram que não continuariam porque são muito caros; para 32% o Facebook Ads é muito caro para usar, e 63% citaram a falta de orçamento como principal impedimento.
  • Enquanto 84% dos varejistas estão realizando marketing ativamente no Facebook, e 39% estão utilizando o Facebook Ads, muitos também estão usando outros canais de marketing para direcionar tráfego para suas lojas. 38% promovem suas lojas do Facebook nos sites de suas empresas, 34% usam Twitter e 30% utilizam e-mail marketing.
  • Os dados mostram que vendedores do Facebook planejam aumentar seus esforços de marketing nos próximos seis meses usando Google Ads, anúncios impressos, e-mail marketing e e-mail direto.
  • Quando perguntados sobre do que mais gostam a respeito das vendas no Facebook, a maioria (61%) citou a habilidade de promover seus produtos através de social marketing como o principal benefício do comércio via Facebook, e 60% gostam do fato de os clientes não terem que sair da rede social para adquirir seus produtos.
  • Quase 50% dos vendedores afirmaram que é fácil configurar e manter uma loja no Facebook, e 40% disseram gostar de vender no Facebook porque já estão familiarizados com o funcionamento da rede social. Para 33%, a vantagem de comercializar produtos no Facebook é o fato de os compradores encontrarem seus produtos mais facilmente.
  • Cerca de 50% dos entrevistados têm vendido através do Facebook por menos de seis meses, 72% afirmaram ter menos de 500 fãs. Para 72% dos participantes, o maior desafio de vender na rede social está na sua pequena base de fãs. Já 38% alegam que a falta de entendimento sobre como fazer marketing no Facebook é o principal desafio. 31% afirmaram não ter tempo para fazer marketing.

O estudo completo da Pavyment está disponível neste link.
ttp://eon.businesswire.com/news/eon/20120313005541/en/f-commerce/Facebook-commerce/social-commerce

Com informações de MediaPost