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Pesquisa revela o perfil do empreendedor digital brasileiro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pelo M. Sense Pesquisa e Inteligência de Mercado, o perfil do empreendedor brasileiro é de homens na faixa dos 30 anos, com elevado nível de escolaridade, formados em diversas áreas, que empreendem para fazer aquilo que gostam, residentes no eixo Sudeste/Sul do Brasil e sem acesso a investimento para iniciarem suas startups – a maioria mantém emprego para financiar com capital próprio.

O levantamento apontou que a pirâmide social dos empreendedores digitais é diferente do perfil da população brasileira. Além de majoritariamente homens (75%) e com idade entre 20 e 30 anos (61%), a pesquisa identificou que 86% dos empreendedores digitais pertencem às classes A e B. Já entre a população brasileira, as mulheres são ligeiramente mais numerosas e a classe C é a maioria, inclusive entre os internautas.

O empreendedor digital do Brasil possui elevado nível de escolaridade, já que 95% possuem superior completo ou estão cursando, mas curiosamente ele não necessita de formação em tecnologia, sendo Comunicação Social o curso mais frequentado – opção de 32%. Além disso, 70% dos entrevistados buscam nos cursos de pós-graduação o conhecimento para gerir seus negócios, principalmente em administração/gestão empresarial e marketing, preferência de 59% dos participantes.

Em relação às áreas de atuação, há um equilíbrio entre negócios de conteúdo (26%), social media (25%) e web e mobile (25%). Apesar da expansão de negócios transacionais, como sites de compras coletivas, leilões virtuais e e-commerce, esse tipo de empreendimento representa apenas 9% dos projetos dos empreendedores digitais entrevistados.

Além das características naturais de um entrepreneur, como criatividade, iniciativa e inovação, os empreendedores digitais brasileiros precisam ter uma boa visão estratégica e de modelos de negócio para se adaptar ao mercado e pagar as contas no fim do mês. As principais dificuldades que eles encontram são a falta de investidores, sejam eles públicos ou privados, e a falta de mão de obra qualificada, principalmente de em tecnologia.

Segundo 79% dos entrevistados, a maior motivação para empreender é trabalhar com o que gosta. Sendo assim, não é raro encontrar empreendedores digitais que, além de enxergar as oportunidades e desenvolver o plano de negócios para suas ideias, trabalham, financiam e abrem as portas de suas próprias casas para o desenvolvimento do projeto.

Outros dados identificados na pesquisa referem-se à região onde os empreendimentos digitais estão concentrados e a idade das empresas: 93% localizam-se no Sul e no Sudeste e têm menos de três anos de vida (74%). O estado de São Paulo desponta como o maior pólo brasileiro de empreendimentos digitais, com 62% do total de projetos do País.

A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS e entrevistou 770 empreendedores digitais no Brasil entre setembro e outubro. Foi considerado empreendedor desse setor o fundador de uma empresa ou o idealizador de projeto no meio digital.