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Pesquisa revela hábitos de navegação e compra dos consumidores brasileiros na Internet

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Eles fazem compras online durante expediente de trabalho, compram menos às sextas-feiras e têm como preferência os produtos eletrônicos e de informática.

Um levantamento feito pela Rakuten Brasil revelou dados sobre os hábitos de consumo dos brasileiros no comércio eletrônico.

Os dados apontaram que o maior volume de tráfego e, consequentemente, de vendas acontece durante a semana, no horário de trabalho, com pico entre 12h e 14h. Porém, recentemente, vem acontecendo um aumento no acesso no período noturno, o que prova que o brasileiro tem expandido o acesso à internet para sua residência.

Além disso, foi constatado que as campanhas lançadas mostram os melhores resultados entre terças e quintas-feiras, período que representa praticamente 80% do faturamento da semana. As segundas-feiras têm pico de vendas em produtos de farmácia, e as sextas-feiras registram o menor volume de tráfego da semana, cerca de 12% do tráfego da semana inteira, e a partir das 21h a navegação tende a diminuir. Ainda às sextas, os bens de uso pessoal apresentam significativa diminuição de vendas, o que pode estar relacionado à ansiedade de entrega e ao final de semana inteiro de espera pelo recebimento do produto.

A pesquisa também mostrou que as compras a partir de dispositivos móveis estão apenas engatinhando por aqui. Atualmente, o tráfego a partir desses dispositivos corresponde a cerca de 3% do total de vendas na Rakuten Brasil, e aparelho utilizado em 50% dessas vendas é o iPad.

A liderança da preferência dos consumidores continua com eletrônicos, celulares e produtos de informática.  As ofertas-relâmpago de celulares são um grande sucesso de vendas e demandam o menor tempo de decisão de compra por parte do consumidor, já que, normalmente, esses produtos já são alvo de desejo do consumidor, que fica apenas aguardando uma boa oportunidade para adquiri-los com desconto. Outro incentivador de compras é o frete gratuito, uma vez que no Brasil os valores para entrega são altos. Em relação às compras por impulso, os produtos de ticket baixo lideram as vendas, levando um tempo médio de 5 a 10 minutos para serem adquiridos.

Uma surpresa no relatório foi a categoria Gourmet, de produtos de alta cozinha, que tem tido grande receptividade por parte do consumidor online. Categorias como moda, calçados e acessórios têm registrado um aumento significativo na navegação e também nas vendas.