Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa revela como obter a melhor performance com posts no Twitter

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Embora apenas 19% dos tweets comerciais sejam publicados nos finais de semana, as interações nestes dias são 17% maiores que nos dias da semana, segundo um relatório publicado em junho de 2012 pela Buddy Media. Em alguns setores o desempenho pode ser ainda melhor: o nível de engajamento para marcas de esporte é 52% maior que de segunda a sexta. Além disso, empresas de moda também apresentam desempenho superior nos finais de semana (+30%), apesar de apenas 12% dos tweets serem realizados neste período. Para o setor editorial, a melhor performance é obtida aos sábados, porém, somente 7% das publicações ocorrem neste dia. E para o setor de entretenimento, domingo e segunda são os dias mais indicados, atingindo uma taxa de interação 23% maior que a média.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Bit.ly, em Maio de 2012, os usuários do Twitter clicam mais em posts de empresas no início da semana (de segunda a quinta). No entanto, um estudo apresentado em janeiro pela Hubspot e Zarrella, o qual analisou mais de 200.000 posts publicados no Twitter, contesta este resultado, concluindo que as taxas de cliques (CTRs) são maiores na sexta, sábado e domingo.

Usuários interagem mais durante o horário comercial

A pesquisa da Buddy Media também mostra que tweets quando publicados entre às 08:00 AM e 19:00 PM (horário comercial) recebem engajamento 30% maior quando comparado aqueles publicados em horários não comerciais. Quando analisado somente os tweets que contêm links, o melhor horário é entre 13:00 e 15:00 PM.

Curiosamente, porém, outro estudo da Buddy Media sugere que o engajamento de posts no Facebook são 17% superiores fora do horário comercial. Já a pesquisa da Bit.ly sustenta que os links publicados entre 1-4 da tarde apresentam taxas de cliques acima da média.

Empresas devem convidar os usuários a retweetar

O relatório da Buddy Mídia diz que tweets com mensagens que incitam os usuários a retweetarem possuem taxas de retweet 12 vezes maiores quando comparadas àquelas que não contêm este pedido. E, no entanto, apenas 1% das marcas utiliza esta estratégia.

Este resultado é semelhante ao encontrado no estudo da Hubspot e Zarrella, o qual descobriu que tweets que continham a frase “retweete, por favor” foram retweetados quatro vezes mais que aqueles que não continham uma chamada à ação.

Outros resultados importantes:

De acordo com a Buddy Mídia, quanto menor for à quantidade de tweets, maior é a taxa de interação. O número ideal de tweets diários é de 1 a 4, embora apenas um tweet publicado por dia possua individualmente o melhor desempenho.

Tweets que contêm menos do que 100 caracteres possuem 17% mais interação quando comparados a tweets maiores que este tamanho.

Posts que contêm links apresentam taxas de retweetes 86% mais elevadas que aqueles que não possuem.

Tweets com hashtags recebem o dobro do engajamento quando comparado aos que não contém. No entanto, apenas 24% dos tweets comerciais incluem hashtags.

Publicações no Twitter com links de imagens também têm o dobro da taxa de engajamento que aqueles que não têm.