De acordo com o relatório Quick Response (QR) divulgado pela Pitney Bowes Inc. (NYSE: PBI), os códigos de resposta rápida estão ganhando aceitação cada vez maior entre os consumidores da América do Norte e Europa. O uso do código QR como relatado por mais de 5.000 consumidores entrevistados é de 15% em média, e em 27% entre os consumidores na faixa etária entre 18 e 34 anos de idade. Essas foram as conclusões da pesquisa QR Code use encomendada pela Pitney Bowes.
A pesquisa ouviu 2.000 consumidores nos EUA e 1000 consumidores na Grã-Bretanha, França e Alemanha respectivamente, para saber se eles já tinham usado códigos QR e onde. Os resultados mostram que, em média, a maioria dos códigos QR foram capturados de impressos. Revistas incentivam altos níveis de interação com o código QR (15%), seguido por correio e embalagens (ambos com 13%), cartazes (10%), Web site (8%), e-mail (5%) e TV (4%).
No caso de impresso transacional como faturas e extratos, a adição de códigos QR pode ajudar as empresas a entregar ações tangíveis, agregando valor à peça. Por exemplo, um código QR em uma conta de serviço público pode levar o cliente diretamente para um site de pagamento seguro na Web. A conta é então imediatamente paga com a confirmação do valor.
Um aplicativo de mala direta pode apresentar clientes selecionados com um convite para ler o QR code para mais detalhes. Uma vez digitalizado, o código leva o cliente para uma página da Web personalizada onde sua fidelidade é reconhecida e recompensada com uma oferta adequada.
Há dois elementos convincentes desta ferramenta de marketing emergente. Primeiro, ela cruza os canais tradicionais e digitais, agregando valor a ambos e é entregue através de um canal móvel, que está se tornando rapidamente o canal preferido entre os consumidores. Os consumidores responderam mais códigos QR encontrados em revistas, em embalagens e em malas direta. Uma vez ativado corretamente, os códigos QR portam o consumidor para uma agradável experiência digital. A recompensa para os consumidores pode ser em cupons especiais, mais informações ou pontuação em programas de fidelidade.
Em segundo lugar, os códigos QR, quando implementados como parte de uma campanha de marketing coesa são altamente mensuráveis, dando uma visão transparente de como o consumidor viaja pelos canais, podendo chegar até uma transação ou, pelo menos, chegar a uma prazerosa experiência com a marca.
De acordo com a Forrester Research, em 2010, apenas 1% dos adultos nos EUA, com telefone celular, tinha usado o leitor de código de barras 2-D, em 2011, esse número subiu para 5%. E a tendência é aumentar cada vez mais, já que a previsão para 2016 e que 1 bilhão de consumidores tenham smartphones.
“Os consumidores tornaram-se condicionados a fazer as coisas na ponta dos dedos e os códigos QR são um recurso que permite fácil acesso a cupons e ofertas “, disse Ronaldo Oliveira, diretor da Pitney Bowes Software Brasil. “Os profissionais de marketing caminham em direção a mensuração de resultados de suas campanhas em tempo real e os códigos QR mostram como os consumidores mudam de atitude de um canal para outro. Se você é uma loja de noivas local ou uma marca multinacional de produtos embalados, os códigos QR são uma nova ferramenta de marketing mensurável que está ganhando força com os consumidores.”
Seis dicas para os profissionais de marketing implementarem os códigos QR em campanhas:
1. Concentre-se em peças impressas, como anúncios em revistas ou embalagens;
2. Anexar uma mensagem que comunique valor ao cliente na leitura do código;
3. Ofereça uma página de desembarque mobile amigável
4. Use QR Code para integrar seus programas de marketing digital e físico
5. Meça e analise os resultados
6. Reconheça, agradeça e recompense seus clientes.