Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra intenção de compras para o dia dos pais

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Uma pesquisa com 3584 pessoas de todas as regiões do País, na semana que antecede o Dia dos Pais, aponta a intenção de compras dos brasileiros para a data comemorativa. Realizado pelo MeSeems, empresa de pesquisas web-mobile, o levantamento identificou que 78% dos respondentes irão comemorar a data e desses, 77% pretende presentear alguém na ocasião. Segundo a resposta de múltipla escolha, os pais lideram a lista com 88,2% da intenção, seguidos de marido (11,1%), avô (6,6%), sogro (5,7%) e tio (2,5%).

Entre os presentes mais populares em uma resposta de múltipla escolha, as roupas são a opção mais escolhida, com 53,2% da intenção de compra dos usuários, seguido de perfume/pós barba (29,1%), calçados (22,2%) e bebidas (cerveja, vinho, whisky e vodka) (12,2%). Foram mencionados também na pergunta aberta: refeição em restaurante (9,8%), livros (9,2%), eletrônicos (8,8%) e artigos de futebol (6,8%).

Em relação ao quanto pretendem gastar, 35% disseram entre R$ 51 e R$ 100, 25% entre R$ 21 e R$ 50, 21% entre R$ 101 e R$ 200, 7% entre R$ 201 e R$ 300. 7% pretendem desembolsar mais que R$ 300 e apenas 5% até R$ 20.

Quanto às formas de pagamento, a grande maioria dos consumidores (48%) pagará suas compras em dinheiro. Em seguida aparece o cartão de crédito, com 31%, cartão de débito com 20,5% e 0,5% com cheque. Ainda de acordo com a pesquisa, grande parte dos consumidores (81%) devem efetuar suas compras em lojas físicas (shoppings, restaurantes…) e 17% via lojas virtuais.

O levantamento também identificou os motivos que levam as pessoas a não presentearem amigos ou familiares na data. Para 40%, o principal motivo é a falta de dinheiro. 20% citaram que não têm esse costume, 18% por não terem mais o ente querido por perto, 13% não verá a pessoa na data e 6% alegam que o pai em questão não quer presente.

A pesquisa foi realizada entre 29 e 30 de julho. O público alvo para este estudo é composto de homens e mulheres, de idades entre 18 e 65 anos, de todo Brasil.