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Pesquisa da GfK aponta pequeno varejo mais competitivo e otimista

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A edição 2016 do estudo Mercado de Vizinhança, realizado anualmente pela GfK desde 2011, e apresentado no ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento, realizado de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo revela que, apesar do cenário econômico desafiador, o pequeno varejo de alimentos está mais competitivo e faturou 7% mais em 2015 na comparação com o ano anterior. O melhor desempenho foi o das lojas de quatro check outs, que cresceram 12,3% em relação a 2014.

Faturamento em expansão, otimismo em alta

Para o diretor da GfK, para o setor de Varejo, Marco Aurélio Lima, o segmento continuará crescendo tanto em número de lojas como em faturamento, mas a taxas menores que as verificadas desde o início da série do estudo em 2011. Os resultados da pesquisa também demonstram que os empresários do setor estão mais otimistas com relação ao desempenho do negócio em 2016, uma vez que 35% dos 400 varejistas entrevistados afirma acreditar que este ano será melhor do que 2015. 

Abastecimento, um fator estratégico

As fontes de abastecimento são de importância estratégica para o desempenho e a rentabilidade do negócio.  O principal fornecedor dos mercados de vizinhança são os distribuidores, que atendem 75% dos estabelecimentos entrevistados.  Em seguida, os atacadistas com serviço de entrega (35%) e os próprios fabricantes (31%).  Os super e hipermercados atendem 16% das lojas e as centrais de abastecimento, apenas 2%.  “O formato cash & carry já atende 26% das compras do segmento e tende a ganhar ainda mais participação”, afirma Marco Aurélio Lima.

Mais competitivo

O estudo Mercado de Vizinhança 2016 também revela mudanças na competitividade e no posicionamento de preços do segmento. Pela primeira vez desde 2011, os preços praticados pelo pequeno varejo estão inferiores aos dos super e hipermercados.  No primeiro trimestre do ano, o valor da cesta composta por 35 produtos de consumo básico chegou a custar menos nessas pequenas lojas em comparação com os grandes super e hipermercados.

Mercado de Vizinhanca

Perfil do varejista

O estudo da GfK também investigou o perfil dos gestores que estão à frente das empresas do segmento, identificando 4 perfis predominantes: o Promissor Solitário (23%), o Varejo Profissional (20%),  as Mulheres no Varejo (26%) e o Lápis na Orelha (31%). O detalhamento desses perfis traz interessantes insights sobre o desenvolvimento futuro desse mercado.

Sobre o estudo:

O estudo Mercado de Vizinhança, realizado anualmente pela GfK, traça um panorama do segmento constituído pelas pequenas lojas do varejo de alimentos, revelando tendências e perspectivas para o setor. As análises abrangem o desempenho do canal, seu posicionamento de preços e o perfil dos varejistas. A metodologia inclui 400 entrevistas anuais com empresários e gestores de lojas do segmento, e informações do

Painel GfK do Pequeno Autosserviço que coleta preços de 35 categorias de produtos básicos em visitas mensais a 1920 estabelecimentos.