Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa da comScore revela que Twitter é o que mais cresce em audiência móvel

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Entre os principais serviços de redes sociais, o Twitter registrou o maior aumento na audiência móvel nos Estados Unidos durante um período de três meses findados em agosto, com um crescimento de 75% para 13,4 milhões de visitantes. O LinkedIn, rede social voltada para profissionais, aparece em segundo lugar com um incremento de 69% para 5,5 milhões de visitantes, seguido pelo Facebook, com um aumento de 50% para 57,3 milhões, de acordo com um relatório divulgado recentemente pela comScore. No entanto, o Facebook lidera a audiência móvel no mundo, somando mais de 350 milhões de usuários.

O estudo da comScore ainda mostra que o total de pessoas que acessam as redes sociais através de seus aparelhos móveis aumentou 37% para 72 milhões no último ano terminado em agosto. Isso equivale a cerca de 31 ponos percentuais de todos os usuários móveis dos EUA que possuem idades acima de 13 anos.

Ainda mais significativo: o número de pessoas que visitaram um site de rede social ou blog diariamente cresceu 58% no ano anterior para 40 milhões, ou cerca de 17% dos proprietários de aparelhos móveis.

Quando se trata de como as pessoas acessam sites de redes sociais, os aplicativos foram os que mais cresceram no ano passado. O número de usuários que visitou ao menos uma rede social através de um aplicativo móvel cresceu 126% para 38,5 milhões, enquanto os acessos a partir de navegadores aumentou 24% para 42 milhões. A adoção do HTML5 pode impulsionar o crescimento do acesso à internet por vias móveis, mas os aplicativos estão ganhando a preferência dos usuários como principal forma de acesso a redes sociais.

No que diz respeito aos hábitos dos usuários que se conectam à internet através de um aparelho móvel, mais da metade (53%) estão lendo posts de empresas ou sobre eventos. Essa é uma proporção ainda maior do que aqueles que lêem as atualizações sobre celebridades e figuras públicas (45%). Cerca de um terço recebeu um cupom ou oferta e mais de um quarto (28%) clicou em um anúncio durante o período de três meses.

Entre as atividades mais populares destes usuários, ler posts de amigos (80%) e atualizações de status (70%) continuam liderando, enquanto mais da metade (53%) seguiu um link que os direcionava para algum site externo.

“Os anunciantes devem tomar nota: os usuários de aparelhos móveis não querem mais apenas interagir com amigos em redes sociais, mas se envolver cada vez mais com empreas nestes ambientes de mídia social” explica Mark Donovan, vice-presidente sênior da comScore para dispositivos móveis. “Ter em mente que os consumidores estão se envolvendo cada vez mais com empresas através de seus aparelhos móveis abre a porta para um mundo de oportunidades para serviços baseados em localização”.