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Pequenos varejistas de e-commerce cresceram 14% em 2014

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Varejistas menores de e-commerce tiveram um crescimento de vendas online de 14,4% em 2014, totalizando mais de $6 bilhões. O número é apenas um pouco menor que os 15,4% de crescimento das lojas de e-commerce dos Estados Unidos e um pouco menor que os 15,7% de crescimento dos grandes varejistas da web.

De acordo com o Segundo Guia do Internet Retailer, é hora de ser bem-sucedido no e-commerce, principalmente por conta da competição no comércio eletrônico com os gigantes como a Amazon e o Walmart. Comparado com o crescimento geral de vendas no varejo que foi de 3,5% nos Estados Unidos, as vendas dos pequenos e-commerces cresceu quatro vezes mais rápido.

Em geral nos Estados Unidos, as vendas online cresceram 16% em 2014, enquanto na loja física esse crescimento ficou em 2,4%. “Quando você é um pequeno negócio, você tem que descobrir novas formas de lucro”, diz Sucharita Mulpuru, VP e principal analyst da Forrester ao Internet Retailer. “Isso significa que você não pode vender o produto que todo mundo vende. Você precisa estar super-focado no seu nicho, desenvolver produtos e apoiar o seu mercado, possui-los unicamente e usar o marketing tradicional para conseguir ajuda que te levem às vendas”.

Os pequenos e-varejistas que têm conseguido aumentar suas vendas online significativamente em geral são aqueles que conseguem levantar grandes somas de capital de risco, permitindo investimentos pesados em marketing. Por exemplo, 289 e-varejistas que vendem primordialmente online aumentaram suas vendas em 15,6% em 2014. Por outro lado, 86 varejistas ficaram pra trás, crescendo apenas 15,3% seguidos por 74 fabricantes impulsionaram vendas em 11,8% e lojas de departamento aumentaram vendas em 9,9%.

Pequenos varejistas também estão investindo em redes sociais e tecnologia mobile. Cerca de 500 e-varejistas aumentaram juntos suas páginas no Facebook, seguido por 19,6% e suas páginas do Twitter e Pinterest, seguidos por 28,4%. Além disso, 283 dos 500 varejistas agora operam sites otimizados para mobile, um salto de 12,7% em relação ao ano anterior.