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Pequenos negócios investem em retenção de clientes

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo um estudo de Março 2015 feito pela The Alternative Board (TAB), 48% dos proprietários de pequenos negócios (SBOs) no mundo disseram que seus consumidores são os principais fatores para o sucesso. Segundo a pesquisa, esses empreendedores também dão grande ênfase à conquista de novos clientes e também clientes recorrentes este ano.

Em um estudo da Zogby Analytics para a Xero feito em dezembro de 2014, aumentar a base de consumidores era a principal prioridade de 2015 entre os pequenos negócios dos EUA, citado por 62,2% deles. Em março de 2015, uma pesquisa da Constant Contact mostrou que novos consumidores eram a principal preocupação dos pequenos negócios americanos, citado por dois-terço dos entrevistados.

Reter consumidores já existentes também era importante para 40% deles – a terceira resposta mais frequente dos empreendedores na pesquisa. Uma outra pesquisa de 2015 da Ebiquity para a American Express olhou uma lista diferente de prioridades e mostrou que manter negócios atualizados e garantir fontes de receita era a prioridade número 1 dos entrevistados, 38%, outros 34% buscavam o crescimento do seu negócio.

Quando se trata de trazer novos negócios, o boca-a-boca ainda é o canal de marketing mais eficiente para os pequenos e médios negócios, citados por 28% dos entrevistados em Novembro de 2014 pela BrightLocal. Para estes, além do boca-a-boca, o search engine optimization e os diretórios locais eram o segundo e o terceiro canal mais eficientes de marketing para converter novos leads em consumidores, seguidos pelo email marketing.

Uma vez que eles atraíram esses consumidores, o relacionamento com eles é a chave para a retenção. Em março de 2015, um estudo da Braun Research para o Banco da América, mostrou que cerca de 6 a cada 10 pequenos negócios dos Estados Unidos estabelecem relacionamentos com seus consumidores como principal estratégia para conquista de clientes recorrentes, enquanto preços baixos e ótima localização ficaram em segundo lugar com 11% cada.

Fonte: eMarketer