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Pequenos negócios estão otimistas em 2015

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Proprietários de pequenos negócios nos Estados Unidos estão bastante positivos de acordo com a National Small Business Association (NSBA). De acordo com a associação, 72% dos empresários pesquisados em Janeiro de 2015 disseram estar um pouco ou muito confiantes sobre o futuro financeiro de suas empresas.

51% pretendem focar na publicidade e marketing, 34% na expansão do ecommerce e 31% em alianças estratégicas no próximo ano. Os pequenos negócios foram os mais propensos a ver um crescimento de vendas e receitas brutas no ano passado; 45% divulgaram crescimento contra 34% que divulgaram queda.

Os resultados devem ser ainda mais positivos este ano, já que 60% dos entrevistados esperam que suas vendas e receitas brutas aumentem nos próximos 12 meses, comparados com apenas 15% que esperam uma queda. Em dezembro de 2014, um estudo da The Alternative Board mostrou expectativas ainda maiores.

Entre os pequenos negócios do mundo todo, 64% disseram que suas receitas tiveram algum crescimento ou crescimento acentuado e uma grande parcela deles (82%) esperavam crescimento no próximo ano.

As projeções de lucratividade para 2015 também são bastante animadoras no estudo do NSBA. Enquanto 41% dos entrevistados disseram que seus lucros brutos aumentaram no ano passado, 37% disseram que tiveram queda. A situação pode mudar este ano, já que 54% dos pequenos negócios esperam que seus lucros aumentem nos próximos 12 meses, e apenas 18% disseram esperar por quedas.

Além do otimismo dos empreendedores, uma nuvem paira sobre a indústria: cibersegurança, uma reivindicação de mais de 9 entre 10 entrevistados. Essa preocupação tem uma boa razão: metade dos pequenos negócios disseram que suas empresas já sofreram ciberataques. E o pior, resultados indicam que esses ataques estão cada vez mais frequentes, 61% daqueles que foram atacados disseram que o ataque ocorreu nos últimos 12 meses.

Além dos danos causados pelos ciberataques, os custos decorrentes deles também não são baratos. De acordo com o NSBA, os ciberataques custaram em média aos pequenos negócios, $20,75 dólares por ataque no último ano, cerca de 140% mais que os $8,69 dólares do ano anterior. A medida que os hackers e brechas se tornam mais sofisticados, é mais provável que a batalha contra os ataques se torne mais cara.

Fonte: eMarketer