A inadimplência do consumidor cresceu 19,1% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, dia 11, pela Serasa Experian – a empresa faz esse tipo de monitoramento mensalmente.
De acordo com os economistas da entidade, a renda do consumidor está comprometida, principalmente com débitos mais caros – cheque especial, crédito rotativo do cartão de crédito, além de dívidas contraídas para a compra de imóveis e veículos. Essas dívidas teriam levado o consumidor a perder o controle das finanças domésticas.
O levantamento mostra ainda que em média cada inadimplente carrega quatro dívidas não honradas e 60% dos inadimplentes têm dívidas superiores a 100% de sua renda.
Cuidado
O pequeno empresário, diante deste cenário, deve ter cuidado. Principalmente no momento de efetivar a venda. É preciso checar com maior frequência e cuidado a situação financeira do potencial comprador. Da mesma maneira, os empreendedores devem prestar atenção ao plano de negócios e revisá-lo para adequar o seu negócio ao atual momento, que deve ser de recuo nas vendas e, dessa maneira, de realizar menor de lucros.
Com informações de Estadão PME