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Para e-varejistas, SEO apresenta o melhor retorno sobre o investimento

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Quase 8 em cada 10 varejistas globais afirmam que os motores de busca (SEO) são “excelente” (31%) ou “bom” (48%) quando se trata do retorno sobre o investimento (ROI), enquanto 70% acreditam que o e-mail marketing é excelente (23%) ou bom (47%) neste quesito, segundo um estudo apresentado em março de 2012 pela Econsultancy em parceria com a Adestra. Links patrocinados (56%), marketing de afiliados (44%), redes sociais (44%), mobile marketing (41%), marketing direto off-line (36%) e a publicidade on-line (28%) completam a lista dentre os canais com melhor desempenho em relação ao retorno sobre o investimento.

As agências / consultorias concordam com os dois primeiros nomes da lista, embora acreditam que o e-mail marketing seja mais eficaz em retornar o valor investido, com 82% afirmando que o retorno sobre o investimento deste este canal é excelente (37%) ou bom (44%), enquanto 78% enxergam o ROI do SEO como excelente (32%) ou bom (46%).

Mobile Marketing é o que mais cresce em efetividade

Dados do “Email Census 2012″ também mostram que o Mobile Marketing foi o canal que mais cresceu na avaliação dos varejistas em termos de efetividade, aumentando 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior, à frente do aumento registrado pelo SEO (6%), e-mail marketing (5%) e publicidade online (4%). Quando comparado aos dados de 2008, os resultados são ainda mais favoráveis ao Mobile Marketing, crescendo 23% no período.

2 em cada 3 empresas segmentam sua de base de e-mails

A segmentação de bases de e-mail marketing é a atividade mais comum dentre os varejistas que realizam campanhas do gênero, com dois terços afirmando segmentar e 20% com planos para segmentá-la. A segunda prática mais difundida é a limpeza diária de e-mails inválidos (52%), seguido por envio de e-mail com conteúdo editorial que incentivam os inscritos a compartilharem (48%), e-mails de pós-venda (40%) e e-mail de re-marketing (34%) – como aqueles enviados após o cliente abandonar o carrinho de compras.

No entanto, a prática de segmentação de listas de e-mails vem diminuindo ao longo do tempo, decrescendo 9% desde 2011, enquanto o envio de e-mails de pós-venda apresentou a segunda maior queda (-7%). Na verdade, a única atividade inclusa no estudo que ganhou em popularidade foi o envio de e-mails com conteúdo editorial.

Ainda assim, a maioria (30%) dos varejistas afirma que a segmentação de sua base de e-mails será o foco principal durante o ano de 2012, à frente do planejamento e mensuração de resultados (ambos com 29%).

Curiosamente, varejistas que afirmam segmentar sua base de e-mails são duas vezes mais propensos a avaliar o ROI de suas campanhas como boa ou excelente, em comparação com outros comerciantes que não realizam nenhum tipo de segmentação (84% vs 38%).

Botões de compartilhamento de conteúdo aumentam a taxa de cliques

Peças de e-mail marketing que possuem botões de compartilhamento de conteúdo possuem taxas de cliques (click-through -CTR) 115% maior quando comparado aquelas que não incluem (5,6% vs 2,6%), segundo um estudo divulgado em janeiro de 2012 pela GetReponse (Clique aqui para ler). Dentre os botões avaliados, o do LinkedIn apresentou o melhor desempenho (9,6%), seguido por Facebook (5,4%) e Twitter (5%).