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Orçamentos para marketing digital terão alta de 8% em 2015

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Os orçamentos para marketing digital terão alta de 8% em 2015, de acordo com projeções do Gartner. A pesquisa da consultoria envolve seis áreas diferentes: alta tecnologia, serviços financeiros, manufatura, varejo e transporte, mídia e hospitalidade. O levantamento ouviu diretores de marketing de 315 empresas com receitas totalizando, no mínimo, US$ 500 milhões por ano, segundo o Computerworld.

Os resultados mostram que a influência do marketing sobre os gastos com tecnologia é crescente, e assim permanecerá até 2017, com CMOs programando gastar mais com novas tecnologias do que os CIOs.

O marketing digital tem experimentado um crescimento importante, de acordo com o estudo, com empresas começando a ter estratégias online e offline mais coesas. Com isso, a adoção de tecnologias também crescem em várias áreas, incluindo CRM, marketing digital, banco de dados, automação de marketing, análise de clientes, marketing móvel e comércio eletrônico.

A área de marketing é totalmente responsável pela escolha e gestão de prestadores de serviços de marketing em 83% das empresas, e também escolhe os fornecedores de tecnologia em 71% delas.

Em 75% das empresas, o marketing controla o orçamento para consultoria e design de software relacionados com o marketing. Enquanto isso, 47% das empresas afirmaram que o marketing controla o orçamento para a aquisição de software como serviço, e 43% afirmam que o orçamento de marketing é estendido à hospedagem externa de tecnologia para rodar software relacionado à área.

Ainda de acordo com o Gartner, a relação entre os CIOs e os CMOs envolverá uma colaboração muito maior. Além disso, muitas empresas já aprenderam que o uso de novas tecnologias e de software aumenta o risco de violações de dados e de ataques.

Por isso, o Gartner alerta que será preciso aumentar o foco em gestão de riscos na área de marketing.

Fonte: Baguete