Logo E-Commerce Brasil

Orçamento e tempo são principais desafios para desenvolver aplicativos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Um novo estudo encomendado pela OutSystems à companhia de pesquisa Opinion Matters revela as principais estatísticas do mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis e os desafios que as organizações enfrentam com a escassez de competências nesta área.

Realizado com 228 diretores e gerentes de desenvolvimento de aplicativos de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido, o estudo concluiu que o mercado está lidando, atualmente, com um atraso significativo na criação de projetos de mobilidade, gerando a incapacidade de atender as demandas do mercado a afetando diretamente a receita das empresas.

“No entanto, o grande desafio é encontrar desenvolvedores capacitados que estão em falta do mercado e cada vez mais caros. A pesquisa comprova essa escassez de mão de obra qualificada, quando revela que apenas 6% dos entrevistados afirmaram que possuem todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento de aplicativos móveis”, afirma Paulo Rosado, CEO da OutSystems.

O relatório “Atrasos de aplicativos móveis comprometem diretamente a receita das empresas” , também trouxe os diferenciais fundamentais de acordo com a indústria. Os principais resultados incluem:

Mobilidade: 99% dos entrevistados reconhecem a importância de incorporar a mobilidade a aplicações atuais e futuras em suas organizações.

A crescente demanda por aplicativos móveis: nos últimos 12 meses, 95% dos entrevistados gerenciam entre 1 e 10 projetos.

Investimento: sobre os objetivos das novas iniciativas para a criação de aplicativos móveis os três primeiros citados foram: gerar receita (64%), melhorar a experiência de mobilidade em aplicativos existentes (58%) e aperfeiçoar a experiência do cliente (52%).

Grandes desafios: os dois principais desafios para o desenvolvimento de aplicativos móveis são: orçamento (53%) e tempo (50%). Outros desafios são referentes a habilidades necessárias para trabalhar com os apps. Apenas 4% dos entrevistados afirmaram não ter desafios nessa área.

Lidar com o aumento do backlog: 85% das empresas têm um backlog de 1 a 20 aplicativos móveis, e destes, 50% possuem backlog 10 e 20 aplicativos.

Perder vantagem competitiva: mais da metade dos entrevistados (51%) declararam que levam, em média, de 3 a 6 meses para o desenvolvimento e a entrega de um aplicativo móvel completo. 6% dos entrevistados precisam de um ano.

Busca por desenvolvedores talentosos: quase 75% dos entrevistados relataram ter entre 6 e 15 desenvolvedores trabalhando em suas iniciativas de aplicativos móveis e mais de 21% possuem entre 16 e 30 profissionais.

Híbrido X Nativo X HTML5: sobre o tipo preferido de ambiente de desenvolvimento de aplicativos móveis, um terço votou em híbrido (33%), enquanto 29% preferem o nativo e 22% optam por HTML5. 16% afirmaram que isso varia caso a caso.

A crescente escassez de mão-de-obra: 63% dos entrevistados possuem entre 11% e 25% de vagas abertas para desenvolvedores de acordo com o tamanho atual da equipe e 29% tiveram aumento de 26% a 50% de vagas abertas. Uma porcentagem muito pequena (6%) apontou que não há vagas abertas por dificuldade em contratar profissionais capacitados, o que significa que a grande maioria (94%) sofre com esta dificuldade.

Principais habilidades necessárias: as três principais habilidades requisitadas para a contratação são: conhecimento em Java (31%), JavaScript (19%) e .NET (17%).

A pesquisadora Opinion Matters realizou o estudo no fim de 2014. A divisão entre os respondentes do Reino Unido e EUA foi de cerca de 50% de cada território. Os resultados também foram segmentados por setor industrial, o papel e o tamanho da empresa.

O relatório completo pode ser baixado no link: http://www.outsystems.com/1/mobile-trend-statistics/