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Número de caracteres incide no desempenho de postagens no Facebook

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A palavra-chave “dollars off” em um post sobre ofertas no site do Facebook prove o maior engajamento de usuários dentre outras 10 escolhas populares, de acordo com um relatório de setembro de 2011 feito pela Buddy Media. Dados do trabalho “Strategies for Effective Facebook Wall Posts” indicam que dentre as mensagens relacionadas a varejo, “dollars off” recebe 55% mais engajamento que a média, seguido por posts que contenham a palavra cupon, que obteve um engajamento 39% superior ao da média.

Curiosamente, a popular palavra-chave “sale” tem um engajamento perto de 30% inferior a média, enquanto que “save”, “deal”, “%off” e “bargain” também foram palavras-chave que apresentaram engajamento inferior ao da média.

A análise da Buddy Media indica que existe uma forte correlação negativa entre o número de caracteres utilizados em postagens e o engajamento dos consumidores com os varejistas. Generalizando, quanto maior o post, menos fãs engajados os seguem. Mais especificamente, postagens nos murais de varejistas com menos de 80 caracteres tem 66% maior engajamento que posts com um número superior.

Além disso, publicações bem sintetizadas entre 1-40 caracteres geram o maior engajamento, com 86% a mais do que a média, mas apenas 5% dos posts encontrados nos murais dos varejistas correspondem a este perfil.

As publicações nos murais de varejistas que respondem as perguntas possuem uma taxa de comentários de fãs 50% maior dos que não possuem. Entretanto, a taxa de uso da função “like” para posts que respondem a perguntas é apenas um pouco superior que a normal. Além disso, mensagens que pedem aos fãs para que preencham espaços em branco recebem nove vezes mais comentários que os demais. A análise da Buddy Media indica que menos de 1% das marcas de varejo usam esta tática em redes sociais.

Os dados do estudo também mostraram que postagens ofertando cupons que incluam as palavras-chave “dollar off” tem uma taxa de engajamento duas vezes maiores do que as que incluem “percent off”.

Além disso, posts que contenham apenas palavras obtiveram uma taxa de engajamento 94% superior a da média.

Posts no Facebook feitos por marcas do varejo durante o período das 20:00-07:00 levam a um engajamento 20% superior em termos de uso da função “like” e comentários do que os feitos entre as 8:00-19:00 de acordo com dados do estudo. Entretanto, dados de “Strategies for Effective Facebook Wall Posts” também indicam que 89% dos posts de marcas de varejo são feitos entre às 8:00-19:00.

A Buddy Media analisou o engajamento de consumidores com postagens nos murais do Facebook de cerca de 100 marcas de varejo global no período entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2011.