Logo E-Commerce Brasil

Novo serviço do Alibaba ajuda na confiança do consumidor no comércio internacional

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Depósitos ou pagamentos antecipados feitos pelos compradores serão protegidos em até 100% do valor do Compra Segura

Alibaba.com, plataforma líder mundial de vendas no atacado do Grupo Alibaba, lançou o serviço Compra Segura para os compradores brasileiros. O serviço gratuito é desenvolvido com o objetivo de criar uma relação de confiança no comércio com fornecedores chineses.

Por meio de uma análise do histórico dos fornecedores e da trajetória de comércio do Alibaba.com, o Compra Segura oferece aos compradores internacionais uma série de recursos e ferramentas de proteção para garantir que fornecedores cumpram os contratos firmados com os compradores.

O Compra Segura já está disponível em inglês aos milhões de compradores internacionais do Alibaba.com desde o dia 14 de maio e a partir de hoje, uma versão do serviço totalmente em português também está disponível para os usuários brasileiros da plataforma.

De acordo com uma análise recente conduzida pela Frost & Sullivan, as vendas de B2B online deverão atingir a marca de US$25 trilhões até 2020 e corresponder a aproximadamente 27% do comércio global total.

Embora as compras online internacionais permitam o acesso a uma variedade maior de produtos a preços mais competitivos, algumas empresas (principalmente as pequenas e médias) ainda estão relutantes em fazer negócios fora do seu país de origem, devido a questões relacionadas à segurança dos pagamentos ou à qualidade dos produtos.

O novo serviço Compra Segura do Alibaba.com tem por objetivo facilitar o comércio e tranquilizar todos os tipos de empresa em relação à compra de produtos online. Esse serviço de pagamento seguro gratuito está disponível atualmente para fornecedores chineses que planejam expandir os seus serviços para fornecedores internacionais nos próximos anos.

O Alibaba.com reembolsará 100% do Valor do Compra Segura1 – combinado entre comprador e fornecedor durante a compra – caso o pedido não seja enviado no prazo estipulado no contrato, e/ou caso os produtos não correspondam aos requisitos de qualidade descritos no contrato de venda[3].

“O estabelecimento de uma relação de confiança sempre foi um grande desafio para o comércio internacional. O Compra Segura do Alibaba.com é um instrumento baseado em bancos de dados que ajudará compradores e fornecedores a construir essa confiança. Por meio do que nós chamamos de big data insights, nós conseguimos avaliar a experiência e a competência dos fornecedores e assim, atribuir um valor de Compra Segura a cada um”, afirmou Wu Min Zhi, Vice-Presidente Sênior do Grupo Alibaba.

“Um pedido atrasado ou que não corresponda às expectativas de qualidade pode afetar até mesmo pequenos investimentos em estoque, no caso de uma empresa pequena. Nós temos um compromisso com estas empresas e com muitas outras que acabam não se beneficiando das vantagens do comércio internacional devido a questões relacionadas à qualidade dos produtos ou à segurança dos pagamentos”, reforça Wu.

Em sua fase inicial de implantação, o Compra Segura somente cobrirá pagamentos feitos via transferência bancária (T/T). Futuramente, essa cobertura será estendida a outras formas de pagamento. Se o comprador fizer um depósito ou pagamento antecipado e o fornecedor não enviar o produto dentro do prazo estipulado ou se a qualidade do produto não estiver de acordo com os requisitos estipulados no contrato de compra, o dinheiro do comprador estará protegido.

Para mais informações sobre o Compra Segura, acesse http://portuguese.alibaba.com/compra-segura