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Nos EUA, Safari já é o segundo navegador mais usado para acessar sites de e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em uma pesquisa que analisou mais de 100 milhões de experiências de compras on-line, no mês de agosto, a Monetate apontou que o uso do navegador Safari tanto para mobiles (15,11%), quanto para desktops (13,65%), correspondeu a 28,76% do tráfego em lojas virtuais no segundo trimestre de 2012. Isso colocou o Safari atrás apenas do Internet Explorer, o qual obteve 37,5% da quota do tráfego. O Google Chrome respondeu por 17,15% do volume de visitas no segundo trimestre, à frente do Firefox, com 15,8%. Os demais navegadores, coletivamente, obtiveram 0,79%.

Outro estudo, feito pela StatCounter, mostrou que o Internet Explorer variou entre 38,35% e 41,45% do share do mercado geral, no segundo trimestre. O Google Chrome oscilou entre 22,2% e 23,66%, enquanto a participação do Firefox variou entre 20,62% e 22,41%, acima da sua representatividade em lojas virtuais, assim como os demais. Os números ainda apontam o Safari como 4º colocado, com seu share oscilando entre 12,89% e 13,51%.

Enquanto isso, os dados da Monetate sugerem que fora do horário de trabalho o Safari torna-se mais proeminente, representando 31,41% do tráfego de lojas on-line entre às 18h e 06h, em um uma disputa acirrada com o Explorer (31,42%). O Google Chrome e Firefox obtiveram 19,82% e 16,41% da participação no mercado neste horário. Durante a noite (06h -00h), o Safari, assumiu a liderança sobre o Explorer (31,8% vs 31,71%).

A importância de assegurar a funcionalidade de um site de e-commerce em qualquer navegador (mobile ou desktop) foi destacada em fevereiro, em uma pesquisa da Compuware. O estudo informou que 22% dos entrevistados tiveram uma experiência ruim (lentidão, layout distorcido, ou incapacidade de concluir uma transação) em lojas virtuais.

O relatório da Monetate também mostra que este avanço do uso do Safari pode ser atribuído ao declínio do Internet Explorer e aos ganhos contínuos do Safari mobile. De fato, no segundo trimestre de 2011, o Explorer detinha quase que a maioria do mercado (49,37%), 29,64% a mais do que o Safari (mobile e desktop, ambos com 19,73%). No segundo trimestre de 2012, o Explorer caiu 12%, enquanto o Safari mobile cresceu 10%.

O Safari para desktops apresentou crescimento de 13,3% no segundo trimestre de 2011 e 14,81% no primeiro trimestre de 2012, antes de voltar aos 13,65% no segundo trimestre. Em geral, o Safari (tanto móvel, quanto desktop) aumentou em 9,04% sua representatividade no tráfego de lojas on-line no ano passado.