Embora o comércio eletrônico no Brasil esteja apenas no início de um processo duradouro, no Reino Unido, a sua consolidação é notória. Segundo uma pesquisa divulgada esta semana, pela Tealeaf (clique aqui para ler), o e-commerce ultrapassou em popularidade o comércio tradicional, com 83% dos consumidores preferindo realizar uma compra por meio de um computador, ante 81% que ainda preferem ir até o estabelecimento físico.
Outro dado curioso, segundo informações da pesquisa, é que a maior diferença não ocorre entre o grupo mais jovem de consumidores. Entre os entrevistados com 34-44 anos de idade, 85% preferem comprar pela internet e 78% em lojas físicas.
A pesquisa também revela que, enquanto os consumidores ainda preferem o comércio tradicional durante a etapa de pesquisa em lojas de varejo (75%), apenas um em cada cinco inquiridos afirmam o mesmo para uma agência de viagens. Isto ocorre porque no varejo muitos clientes ainda precisam analisar o produto pessoalmente, ao contrário do acontece no mercado de viagens, onde o consumidor faz tudo pela internet, diz o relatório.