Segundo dados do eMarketer coletados a partir de informações de clientes da Return Path, em Dezembro de 2014 a taxa de abertura de e-mail via mobile no Brasil foi de 33%, contra 19% realizada por desktop. Veja a lista abaixo:
Segundo esses dados, a porcentagem de e-mails abertos nos países via mobile, desktop e plataformas de webmail é fortemente maior a favor do mobile, no Reino Unido, primeiro colocado da lista, a taxa de abertura de e-mail no mobile chega a 62% e 21% no desktop – muito à frente de qualquer outro país pesquisado. Vale notar que os Estados Unidos vem logo abaixo com 48% da taxa de abertura via mobile.
As métricas na indústria em geral podem variar, é claro, mas há um consenso – antecedido por outros fatores citados em uma pesquisa anterior da eMarketer – de que o mobile deveria ser considerado agora como uma parte central de qualquer estratégia de e-mail marketing.
Mas com este cenário também vêm aparecem muitos erros. Do lado do varejista, existem obstáculos como produzir versões de email prontas para mobile, além de outros problemas relativos que podem, com certeza, significar custos maiores. Entretanto, do ponto de vista do consumidor, o varejista precisa estar atento para não bombardear os consumidores o dia todo – muitos deles no mobile. Enviar spam para os dispositivos móveis com e-mail não-otimizados pode ter um efeito negativo.
Enquanto a tendência do e-mail marketing está claramente em alta no ambiente mobile, a palavra-chave é “cautela”. Transferir sua estratégia regular de e-mail marketing para o mobile pode não ser a melhor escolha.
Com informações de: eMarketer