Logo E-Commerce Brasil

Netshoes lança marca própria de artigos esportivos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Netshoes, varejista on-line de artigos esportivos, lançou hoje oficialmente a marca própria All4One, de dispositivos voltados para avaliação da performance de esportistas. Em outubro, a companhia também colocou em teste no seu site alguns produtos da marca própria Gonew, como calçados e roupas esportivas, voltadas para consumidores que gostam de praticas esportes nas horas vagas. A partir de amanhã, a companhia coloca à venda em seu site as coleções das duas marcas, compostas por 250 itens.

Juliano Tubino, diretor de marketing da Netshoes, disse que mesmo sem realização de ações de marketing, a Gonew já se tornou em um mês a décima maior marca em número de itens vendidos na Netshoes. “Um monitor cardíaco que colocamos no site esgotou em três dias, e um top feminino de corrida esgotou em uma semana”, disse o executivo. A Gonew engloba itens de vestuário e tênis para prática de futebol, basquete e corrida. A companhia também colocou no mercado neste mês uma linha de bicicletas e equipamentos de ginástica com a marca própria. Os itens são produzidos por diferentes fabricantes nacionais e internacionais, segundo o executivo.

A marca All4One, por sua vez, é formada por dispositivos voltados a atletas profissionais, como balanças, pedômetros, simulador de percursos para bicicletas, pulseira inteligente para medir o desempenho durante a atividade física. Esses produtos, segundo Tubino, foram desenvolvidos pela Netshoes e são fabricados por empresas do Sudeste Asiático, China, Estados Unidos e Canadá. “Esses dispositivos inteligentes estão baseados em um software único e permite a sua integração. O atleta pode, por exemplo, avaliar o desempenho usando os dados da pulseira inteligente e do frequencímetro”, afirmou.

As informações coletadas durante a atividade física ficam disponíveis para o usuário em um aplicativo desenvolvido pela Netshoes em parceria com a Carenet Longevity, empresa brasileira de software para controle de saúde e bem estar. O aplicativo é gratuito e está disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android (do Google) e iOS (da Apple).

A Netshoes não informa qual o valor investido nas marcas próprias, nem a projeção de receita para as novas linhas. No ano passado, a companhia registrou crescimento de 21% em receita, para R$ 965,1 milhões, e prejuízo de R$ 71,8 milhões, 23% inferior ao registrado em 2012.

Tubino disse que as linhas foram desenvolvidas tendo em vista a procura por internautas de produtos que não estavam ainda disponíveis no mercado brasileiro. “Não competimos diretamente com os fabricantes que fornecem produtos no nosso site. Para os parceiros é até positivo porque essas linhas novas podem funcionar como um teste de mercado para eles também”, disse Tubino.

Até o primeiro trimestre de 2015, a Netshoes pretende ampliar as linhas das duas marcas para 400 itens.

A companhia desenvolve as marcas desde abril do ano passado. O trabalho envolveu 80 profissionais da companhia e de empresas que vão fabricar os produtos. As marcas e os logotipos foram desenvolvidas com a consultoria do Grupo Troiano de Branding.

A Netshoes não é a primeira empresa de varejo on-line a lançar marca própria. A Tricae, do segmento infantil, a Kanui, de artigos esportivos, e a Mobly, de móveis, também já possuem marcas próprias. “Acho até que demoramos para lançar marca própria. Mas o objetivo não era ser a primeira, mas oferecer a melhor linha possível”, disse o executivo.

Fonte: Valor Econômico