Carolina Siqueira, head de Novos Negócios na Kangu, abriu a plenária Soluções no segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023. A proposta da palestra foi falar um pouco sobre como funciona a rede logística que se tornou referência no assunto do maior e-commerce da América Latina e como os vendedores podem aplicar essas estratégias para impulsionar o seu negócio.
O frete é uma dor latente para quem opera no e-commerce. Para entender quais são os problemas mais recorrentes, a Kangu rodou uma pesquisa para ouvir dos vendedores qual a palavra que vem à mente quando se fala em frete. As principais palavras relacionadas a frete foram: dúvida, difícil, caro, grátis, problema.
A palestrante afirmou que, devido à sua extensão territorial, o Brasil possui uma grande complexidade na malha logística. Alto custo com frete, insucessos na entrega e alto impacto ambiental são problemas comuns no dia a dia das transportadoras.
Como impulsionar seu e-commerce com as tendências de frete do Mercado Livre
Apesar de todos os problemas apresentados no campo logístico, Siqueira mostrou que o Mercado Livre pratica um modelo de frete que o torna referência no mundo do e-commerce, por meio de estratégias inteligentes e boas parcerias:
– Flexibilidade de operação: o Mercado Envios trabalha em parceria com as transportadoras que atuam em diversas regiões do Brasil. Esse modelo pode ser aplicado a pequenos e grandes vendedores.
– Frete como estratégia de venda: o Mercado Livre trabalha fortemente com o frete grátis e frete barato. O vendedor pode aplicar isso no dia a dia para gerar mais vendas e aumentar o tícket médio.
– Tendência de PUDOS: estratégia de frete que flexibiliza a entrega tanto para o consumidor quanto para o vendedor. O cliente pode retirar o pacote em algum ponto próximo. O vendedor tem a comodidade de postar sua encomenda em qualquer ponto próximo, com horários flexíveis e sem fila.
Sobre os PUDOS, a head da Kangu reforçou que a modalidade possui mais de 4 mil pontos espalhados pelo Brasil, o que aumenta a capilaridade do serviço e pode ser adotado por sellers de todas as regiões.
Por fim, Carolina falou brevemente sobre o ecossistema da Kangu e as soluções para todos os tipos de negócios do e-commerce.
Esse texto foi escrito por Miriam Almeida, em cobertura especial do Fórum E-Commerce Brasil 2023 para o E-Commerce Brasil.