Logo E-Commerce Brasil

Mercado de viagens cresce 20% com o uso de mobile

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Tablets e smartphones representam o maior crescimento da indústria de viagens online em todo o mundo, em todas as categorias e mercados, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Criteo. O relatório destaca ainda o aumento do uso de dispositivos móveis no planejamento de viagens do consumidor e compra em todo o mundo.

Segundo o relatório, somente nos primeiros seis meses de 2014, as reservas móveis cresceram 20%. O valor médio da reserva para viagens aéreas foi 21% superior e 13% maior para aluguel de carros, em dispositivos móveis que em desktops.

Feitos em um smartphone ou tablet, o aluguel de apartamentos aumentou 34% e as reservas de hotéis 21%. E isso não inclui as vendas em aplicativos, que somam uma parte significativa do incremento nas reservas feitas em dispositivos móveis – cerca de 12% das conversões móveis em junho. Estes dados, combinados com o aumento das reservas, significam uma maior receita gerada por meio dos dispositivos móveis.

Além disso, as tendências sazonais e variações regionais influenciam as taxas, como aconteceu com a Copa do Mundo, que impulsionou as vendas do setor de viagens em 42% na América Latina. E não é só isso, as agências de viagens online apresentaram crescimento na maioria do primeiro semestre.

No Brasil, o crescimento sazonal de reservas em dispositivos móveis, no primeiro semestre de 2014, cresceu 188%. Em contrapartida, o crescimento sazonal de reservas em desktops, no primeiro semestre de 2014, aumentou 44%.

“Dentro deste mercado altamente competitivo, a publicidade estratégica e os custos de aquisição devem basear-se em uma inteligência específica, em vez de nas tendências do todo. Portanto, é mais importante do que nunca criar uma estratégia diferente para se conectar diretamente aos viajantes e clientes, no momento certo”, diz Firmino.

Como conclusão, a Criteo recomenda que os dispositvos móveis sejam usados para a conquista de novos clientes, novas vendas e toda experiência online deva ser otimizada neste formato, para incentivar as conversões em todos os dispositivos. Os gastos das empresas entre desktop e anúncios para dispositivos móveis deve ser fluida, com adaptações das estratégias de marketing em tempo real, para aproveitar as oportunidades, quando elas acontecem.

Os resultados globais:

• As reservas móveis estão crescendo mais rápido do que em desktop: 20 % contra 2 % durante os primeiros seis meses de 2014.
• Smartphones e tablets são responsáveis por 21 % das reservas de hotel.
• O aluguel de apartamento é a categoria com maior penetração móvel (34% globalmente)
• O valor das reservas móveis está aumentando em todas as áreas, exceto para o alojamento. O valor da reserva média foi de 21 % mais elevada para o transporte aéreo, 13 % mais elevada para aluguel de carros, mas 30 % menor para reservas de hotéis em dispositivos móveis do que em desktops.
• In-app contabiliza 12 % do total de reservas móveis.
• O valor das reservas de dispositivo varia em todas as categorias: há uma média de mais de US$ 600 gasto a mais com pacotes registrados no iPad em comparação com aqueles reservado através de qualquer dispositivo Android. No entanto, o valor das reservas de voos Android supera todos os outros dispositivos móveis.

América Latina
• Com um aumento de 42 %, a América Latina teve o crescimento sazonal mais significativo em reservas on-line para os anunciantes viagem. Isso coincidiu com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Fonte: Criteo