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Mensagens com perguntas aumentam a taxa de interatividade no Facebook

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Iniciar um diálogo direto com os consumidores é indispensável para varejistas que atuam no Facebook, segundo um estudo apresentado em novembro de 2011 pela Buddy Media. Dados do “A Statistical Review For The Retail Industry” mostram que este tipo de pós-relação gera o dobro de cliques e comentários. Para isso deve-se usar “perguntas”. As empresas devem abordar questões e não apenas mensagens, perguntar diretamente e incentivar o cliente a responder, são estratégias que resultam em grandes benefícios.

Empresas devem estimular os consumidores a completar as mensagens

A pesquisa ainda mostra que as postagens das empresas de varejo que estimulam seus consumidores a complementá-las, geram uma taxa de interatividade nove vezes maior que outros tipos de mensagens. Os dados defendem que esta estratégia é relevante para os varejistas, mesmo que apenas 1% deles utilizem mensagens do gênero.

Palavras-chave “$ Off e Cupons” são as mais eficazes em promoções

Além de postar mensagens que estimulem opiniões e o preenchimento de dados, ofereça brindes e cupons para aumentar o acesso de seus consumidores. Quando trata-se de negócios, muitos usuários procuram ofertas, no caso, as melhores do mercado de varejo. Conforme o estudo, as mensagens que indicam o maior número de acessos são as que apresentam “descontos em valores fixos ($ Off) e Cupons”. Quase sempre as empresas de varejo que incluem na mensagem a palavra-chave $ Off recebem uma taxa superior a 55% de acessos em seus sites de e-commerce, seguido por “Cupom”, que acrescem 39% acima da média de conexões.

Descontos em valores fixos apresentam desempenho superior

Como mencionado anteriormente os usuários gostam da palavra cupons e descontos em valores fixos, mas não se agradam em usar a matemática. Os dados desta pesquisa indicam que as ofertas em valores fixos geram duas vezes mais envolvimento dos consumidores que descontos em números percentuais (% Off). Mesmo descontos pequenos – com menos de US$ 10 – recebem 17% mais interações que promoções que não se utilizam de valores fixos. Isto mostra que muitos clientes preferem saber qual é o valor do desconto, mesmo que seja pequeno.

Mas não adianta tantas estratégias e descontos sem postagens de fácil acesso. As empresas de varejo podem postar conteúdos interessantes, relacionados a links, fotos e vídeos, mas muitos usuários preferem mensagens simples.

Baseando-se nos dois tipos mais eficazes do varejo: mensagens que contenham um único anexo, foto ou apenas palavras no status, aumentam cerca de 94% o número de acessos as postagens. Assim, evite posts mais complicados, como por exemplo, links em anexos ou fotos em miniaturas.