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Melhores horários para empresas postarem no Twitter e Facebook são semelhantes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Segundo uma pesquisa da Bit.ly divulgada em maio de 2012, o horário ideal para publicar, quando o objetivo é atingir um número maior de cliques, é semelhante para os usuários do Facebook e do Twitter; no entanto, difere-se bastante quando se trata do Tumblr.

Ao analisar a maneira pela qual o conteúdo difunde-se via redes sociais, e como o dia e o horário afetam a recepção desse conteúdo pelos usuários, a empresa Bit.ly concluiu que, no Twitter, os posts realizados no turno da tarde e no começo da semana (entre as 13 e 15 horas, de 2ª à 5ª feira) tem uma chance maior de obter mais cliques.

De maneira similar, no Facebook, os links publicados entre as 13 e às 16 horas resultam em uma média de cliques mais alta, registrando o pico às 15 horas, na quarta-feira. Por outro lado, sexta-feira à noite, que normalmente é considerado o pior horário para as outras plataformas, é o indicado para se obter maior número de acessos no Tumblr. Neste caso, os posts realizados depois das 19 horas recebem em média mais interações ao longo das 24 horas do que os postados ao meio dia durante os dias da semana.

No Facebook, os picos são durante a semana

Analisando os padrões de tráfego entre 3 sites de redes sociais, a Bit.ly concluiu que, no Facebook, os picos foram atingidos durante a semana, entre as 13 e às 15 horas. O tráfego começa a aumentar em torno das 9 horas, e diminui após as 16h. No Twitter, os níveis máximos de atividade foram obtidos entre as 9h e às 15 horas, de 2ª à 5ª feira. De acordo com o estudo, realizar posts no Twitter, enquanto há muitas pessoas clicando, pode ajudar a aumentar o número médio de cliques, mas não garante a quantidade “ótima” de atenção, devido à crescente concorrência. Ao contrário da atividade registrada no Facebook e no Twitter, o pico da navegação no Tumblr foi obtido entre as 19h e às 22 horas, 2ª e 3ª feira, com tráfego similar verificado aos domingos.

Maior parte da atividade do Google+ é realizada em horário de trabalho

Por outro lado, de acordo com uma pesquisa divulgada pela SimplyMeasured, a grande maioria das atividades registradas no Google+ acontece durante o horário de trabalho, com o nível máximo de publicações de marcas e envolvimento total dos usuários ocorrendo às 9 horas da manhã. O horário das 10h é bastante significativo para os posts de empresas, enquanto o início das manhãs e das noites foi considerado o momento em que o nível de engajamento é mínimo. Neste aspecto, o dia mais propício, de acordo com o estudo, foi a 4ª feira, seguida pela 2ª e pela 5ª feira. Já os sábados e os domingos apresentaram o nível mais baixo de atividades.

Outros dados importantes:

A pesquisa da SimplyMeasured também apontou para o crescimento da adoção do Google+ pelas empresas. Ao avaliar o ranking da Interbrand com as 100 principais marcas, o estudo revelou que 64 dessas empresas ativaram uma página neste site, comparando ao total de 62 obtido em fevereiro (quando a rede completava 3 meses) e 61 em dezembro (após 1 mês de sua criação).

Dentre o ranking da Interbrand, 22 empresas já possuem um total de mais 100.000 pessoas conectadas em seu “círculo” (grupos de compartilhamento do Google+). Em fevereiro, esse número era de apenas 13. Neste mesmo período, o número de empresas que posta conteúdos mais de três vezes por semana em sua página quase triplicou (passou de 15 para 43).

O setor automotivo lidera no quesito “tamanho do círculo”, à frente inclusive dos eletrônicos e dos artigos de luxo.

O nível médio de envolvimento nestes “círculos” cresceu cerca de 112% nos últimos 3 meses, embora esta interação seja menor quando comparada a sites como o Facebook ou o Twitter. O engajamento com as publicações também está em ascenção, com o conteúdo multimídia – especialmente o vídeo – conduzindo a maior parte deste crescimento.