Logo E-Commerce Brasil

Mauricio Trezub é o novo CEO da OmniChat

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O empresário Mauricio Trezub acaba de assumir o cargo de CEO da startup OmniChat. A startup é conhecida por ser pioneira e líder em chat commerce do Brasil, além disso, possui em sua carteira de clientes grandes nomes do varejo nacional. A empresa, já em fase de Scale-Up, tem não somente planos ambiciosos, mas, principalmente, realizações que a colocam entre uma das startups com maior potencial nacional.

Diante de todo esse crescimento, Mauricio Trezub assume a posição de CEO na OmniChat com o desafio de gerir uma empresa em plena fase de expansão exponencial no mercado nacional e iniciando uma fase importante para companhia com o olhar para uma expansão internacional. O empresário, reconhecido nacionalmente, possui carreira de renome. Fundou empresas como eBehavior, FControl e Ciashop. Essa última, em 2019, virou parte do portfólio da VTEX, empresa referência no ramo de software para e-commerce, com atuação em 16 países diferentes e em processo de expansão global. Após a fusão Mauricio assumiu como vice-presidente de marketplace da VTEX e, agora, acreditando no potencial de mercado da OmniChat, deixou a multinacional para ajudar a escrever uma nova jornada de sucesso.

Além do perfil empresarial de sucesso, Mauricio Trezub tem o histórico de ser focado em pessoas. Sua gestão é focada em pilares que ele já praticou em várias outras empresas. Entre outros, defende princípios como feedbacks constantes e transparência. Ainda com relação às pessoas o CEO acredita na importância de incentivar e valorizar os colaboradores a terem autonomia e sentimento de dono.
Porém, acreditar em pessoas não é o único ponto fundamental da gestão que o empresário defende. Mauricio Trezub também tem orgulho em citar outros pontos como sendo decisivos em seu processo, sendo eles: mindset data first e orientação a resultados. O uso de dados como fonte primária diz respeito, principalmente, a decisões e argumentações que levam em consideração as métricas. A gestão orientada a resultados também não foge do setor de dados mensuráveis, porém, atenta-se mais ao fato de seguir resultados objetivos.

Com relação ao setor de chat-commerce, carro-chefe da startup OmniChat, Mauricio é visionário ao dizer que: “juntos dos familiares e dos amigos, nós teremos no Whatsapp as marcas que nos relacionamos e amamos, a uma mensagem de distância”. Com a tendência de fortalecimento dos Superapps — aplicativos únicos com diversas funções — o CEO acredita que, em curto intervalo de tempo, todas as pessoas, incluindo seus familiares e amigos, estarão utilizando aplicativos de chat para praticamente tudo o que é preciso ser feito. Apesar de parecerem uma utopia , os Superapps já são uma realidade há muitos anos em países como a China. Através do WeChat os chineses trocam mensagens, fazem compras, pedem comida, leem notícias, assistem filmes e muito mais. Além disso, seguindo a orientação a dados que o empresário defende, não é difícil perceber o potencial dos aplicativos de chat. Somente no Brasil, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares (Panorama Mobile Time/Opinion Box, 2020), além disso, são mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo (WhatsApp, 2020).

O empresário, formado em Computação pela UFPR e com MBA em administração e marketing, assume o cargo com extrema confiança no futuro da empresa. Os planos são bastante ambiciosos, tanto quanto a vontade de realizá-los. Se antes Mauricio já era um dos investidores da startup hoje passa a investir também seu tempo e capacidade de realização. Disposto a compartilhar conhecimentos, expertise de gestão e, principalmente, incentivar pessoas a crescerem junto com a empresa.

Com a entrada do executivo para a posição de CEO da companhia, Flávio Negrão passa a assumir a posição de COO, em um momento estratégico para a escala do produto. Como founder e a principal fonte de conhecimento sobre o modelo de negócio implementado e as características do produto, segue na jornada de fazer o produto ser ainda mais referência no segmento, priorizando os roadmaps de desenvolvimento, infraestrutura e arquitetura.