Logo E-Commerce Brasil

MasterCard SpendingPulse: queda do varejo sofre desaceleração

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

As vendas no varejo continuaram a contrair em maio, de acordo com a SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard de vendas do varejo, sofrendo uma queda de 4,4% em relação ao ano anterior. As vendas totais ao longo dos últimos três meses caíram 4,2% comparadas a 2015, ligeiramente acima da queda de 5,3% do primeiro trimestre.

Os setores com pior desempenho no mês anterior foram: vestuário, combustível, supermercado, móveis e eletrodomésticos. “Os supermercados foram influenciados pelo aumento do preço das commodities, como milho e soja, bem como os preços da carne de boi e frango”, declara Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica da MasterCard Advisors.

Por outro lado, os setores de farmácia, materiais de construção e artigos pessoais e domésticos cresceram acima do ritmo das vendas totais.

Dia das Mães: Embora a data seja considerada a segunda mais importante no calendário varejista durante o ano, as vendas caíram 7,1% na semana, em comparação ao mesmo período de 2015. “Móveis e eletrodomésticos apresentaram uma queda acentuada de 14,8% durante a semana de semana o Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado “, pontua Rao.

Enquanto isso, em maio, o e-commerce cresceu 3,7% em relação ao ano anterior, uma ligeira melhora a partir da média de crescimento de 2,3% sobre 2015 dos últimos três meses. Os setores de farmácia, móveis e vestuário superaram o crescimento médio do canal de distribuição, enquanto artigos eletrônicos e hobbies & livraria ficaram abaixo do crescimento do canal.

“O ambiente econômico permanece desafiador, com o aumento do desemprego e fraco crescimento dos salários. Além disso, em maio, a confiança do consumidor caiu 2,7% em relação ao mês anterior. Tudo isso indica dificuldades persistentes para as vendas no varejo nos próximos meses”, destaca Rao.

Regiões brasileiras: A região Sudeste (-3,3%) apresentou desempenho acima da média, enquanto o Norte (-7,4%), Nordeste (-5,9%), Sul (-7,0%) e Centro-Oeste (- 4,4%) ficaram abaixo da média nacional.