O tempo médio que as marcas levam para responder seus consumidores caiu em quase sete horas em comparação ao mesmo período no ano passado. A tendência dos anunciantes darem maior importância ao relacionamento com os clientes nas redes sociais é resultado do #MS360FAAP, relatório desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NIMD), da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em parceria com a Socialbakers.
Referente ao primeiro trimestre de 2016, o levantamento aponta que as empresas demoram cerca de 2h51 para responder um cliente. No mesmo período em 2015, o tempo médio de resposta era de 9h34. As empresas de e-commerce são um ponto contrário a essa tendência. Referente ao último trimestre de 2015, a média era 44 minutos. Agora, o número quase que dobrou: 22 horas e 52 minutos.
O estudo também releva resultados sobre o engajamento em outras plataformas. Se as interações do Facebook têm ganhado em velocidade por parte das marcas, o YouTube apresentou maior ampliação. Na apuração feita há um ano, a média de visualizações dos vídeos era de 134.098. No primeiro semestre de 2016, o número é de 205.678. Além disso, o número médio de inscritos nos canais das 100 principais marcas cresceu de 17.692 para 36.313.
O número de usuários do Twitter, no entanto, diminuiu: a média de novos seguidores das 100 maiores marcas da plataforma passou de 16.839 para 10.244. Já no Instagram, a pesquisa revela que mesmo com o aumento da quantidade de filtros oferecidos na plataforma de imagens, a maioria das postagens feitas pelas marcas (98%) não os utiliza.
Fonte: Meio & Mensagem