Segundo a empresa Recovery, especialista em recuperação de crédito no Brasil, em outubro de 2023, mais de 9.4 milhões de clientes possuíam dívidas de varejo. No mesmo mês em 2022, o número correspondia a 3.6 milhões de CPFs com dívidas, o aumento foi de 155%.
O crescimento de acordos e o valor total das renegociações também acompanhou o crescimento dos consumidores com dívidas, segundo a organização.
Marcela Gaiato Martins, diretora da Recovery, explica: “entre as dívidas de varejo, encontram-se débitos referentes a cartões de crédito e outros tipos de crédito de lojas de departamento, farmácias, móveis, eletrodomésticos, entre outras”.
Somente em outubro de 2022 as dívidas contabilizaram R$ 44 milhões para mais de 92 mil acordos firmados.
Em 2023, os números saltaram para 172 mil negociações, no total de R$69 milhões.O crescimento de acordos correspondeu a 86% e o aumento sob o valor total negociado foi 53%.
Ademais, considerando a aproximação da Black Friday, uma data forte para o varejo por conta de suas promoções, a executiva dá algumas dicas: “ter objetivos específicos é uma ótima maneira de evitar compras não programadas e gastos que podem comprometer o orçamento depois. Outra dica é pensar duas vezes antes de comprar, avalie se você precisa mesmo do produto agora ou se a compra pode ficar para outro momento”.