Logo E-Commerce Brasil

Mais de 40% dos internautas brasileiros navegam na web enquanto assistem TV

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Assistir televisão e acessar a internet ao mesmo tempo parece ser uma realidade cada vez mais presente nos lares brasileiros. É isso que mostra recente pesquisa do IBOPE Nielsen, realizada em 13 regiões metropolitanas com pessoas maiores que 10 anos de idade, entre os dias 13 e 29 de fevereiro de 2012. A pesquisa, chamada de “Social TV”, mostra que 29% dos consumidores simultâneos de TV e internet afirmam interagir com a programação através de comentários postados on-line, sobretudo em redes sociais. Quando perguntados, 43% confirmam ter o hábito de ver televisão enquanto navegam na internet, sendo que 59% afirmam fazer isso diariamente.

Segundo um estudo divulgado pela comScore e IAB Brasil, em maio de 2012, 61% dos internautas brasileiros navegam frequentemente na web enquanto assistem televisão. Destes, 92% afirmam prestar igual ou mais atenção na internet.

Quando levando em conta o público adulto, o estudo do IBOPE Nielsen mostra que as mulheres, em especial das classes A e B, são quem mais utilizam internet e televisão simultaneamente. Entretanto, os números finais apontam que são os jovens com idade entre 20 e 24 anos os que mais consomem TV e internet ao mesmo tempo, enquanto aqueles com idade entre 15 e 19 anos são os que mais comentam.

No momento que assistem televisão, 70% dos consumidores procuram informações sobre o que estão assistindo na web e 80% deles diz ter ligado o aparelho de televisão ou mudado o canal após receber alguma mensagem na internet.

As novelas são o assunto preferido para comentários, enquanto os computadores de mesas são os mais utilizados para esta finalidade. Já noticiários, filmes e programas de esportes vêm logo em seguida, mas os apreciadores de programas destes gêneros utilizam mais o notebook, celular e smartphone para interagir.

“O consumo simultâneo de televisão e de internet mostra que não há abandono de um meio em prejuízo do outro e que há a oportunidade de explorar a grande afinidade que os brasileiros têm pelos dois meios”, comenta José Calazans, analista de mercado do IBOPE Nielsen Online.