Logo E-Commerce Brasil

Maioria dos internautas realiza pesquisas on-line em mais de um idioma

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma nova pesquisa realizada pela Greenlight descobriu que os usuários da web não realizam consultas on-line somente em sua língua nativa. Entrevistando consumidores em diversas regiões do mundo, o estudo conclui que 76% dos entrevistados eventualmente realizam pesquisas em mais de um idioma. Isso é evidente especialmente na Europa, onde mais de 90% dos compradores afirmaram ter realizado consultas utilizando diferentes línguas, sendo que na Bélgica, na Espanha e na Itália este resultado chegou a 100%.

Segundo Adam Bunn, diretor de SEO (Search Engine Optimization) da Greenlight, na Bélgica, onde há 3 idiomas oficiais, este resultado não surpreende. Todavia, os motivos para estes percentuais na Itália e na Espanha não são tão óbvios.

Para Bunn, o fato 100% dos entrevistados da Itália e da Espanha pesquisarem em idiomas diferentes – apesar da quase homogeneidade destes países – pode ser indicativo da atual posição do Inglês como língua “quase-oficial” na Europa, além da grande penetração de web sites em inglês que pode estar influenciando neste processo.

No entanto, até mesmo em países onde o inglês é a língua nativa, é comum os usuários realizarem pesquisas utilizando mais de um idioma. Como exemplo, 44% dos canadenses realizam consultas on-line em mais de um língua, assim como 42% dos britânicos e 35% dos norte-americanos.

Os países com maior proporção de usuários que realizam consultas on-line em mais de um idioma são: Bélgica (100%); Espanha (100%); Itália: (100%); Portugal (95%); Holanda (94%); Alemanha (91%); Canadá (44%); Reino Unido (42%) e Estados Unidos (35%).