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Maioria dos e-consumidores brasileiros utiliza plataformas de pagamentos online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A maioria dos consumidores (54,2%) brasileiros que pagam suas compras pela internet através de plataformas de pagamentos online afirma gastar entre R$ 100 e R$ 500, segundo um estudo apresentado em novembro de 2011 pela OH!Panel e Mercado Pago. Dados do estudo ainda mostram que uma proporção menor (21,6%) estaria disposta a gastar até R$ 1,5 mil usando plataformas do gênero.

O estudo – que foi realizado com 1.023 brasileiros entre agosto e setembro deste ano – revela que 80% de todos os e-consumidores do país utilizam sistemas de pagamentos online para pagar suas mercadorias. Dentre as principais razões para o uso, a comodidade (62,4%), segurança (60,6%) e confiança no sistema (50,8%) foram as mais citadas.

Quando questionados sobre os produtos que mais compram quando utilizam plataformas de pagamentos online, mais da metade (51,9%) dos entrevistados afirmam que os produtos eletrônicos são seus favoritos, seguidos por vestuário e acessórios (9,1%), informática (7,8%), música, filmes e livros (3,8%) e viagens e turismo (2,1%).

“Os números da pesquisa comprovam a tendência de que os meios de pagamento on-line vão continuar a crescer exponencialmente e ganhar cada vez mais a confiança do consumidor. Chegamos a um nível de maturidade no comércio eletrônico que permite atingirmos números significativos na adoção dessas ferramentas”, explica Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago.

O estudo também mostra que nos seis países inclusos no levantamento (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela) uma parcela de 37,7% afirma ter vendido produtos e serviços pela internet, sendo que 71,7% realizam suas cobranças através de sistemas de pagamentos online. Especificamente entre os brasileiros, 46% relatam ter vendido algum bem de consumo por vias online.

Além disso, 66,5% dos comerciantes afirmam que sua experiência no uso destas plataformas de pagamentos foi muito boa, enquanto a comodidade (66,3%), rapidez (49,7%) e segurança (39,2%) foram as principais razões para seu uso.

No que diz respeito ao tíquete médio destes vendedores, a minoria (26,5%) afirma que suas vendas possuem um valor médio de até 100 reais, enquanto quase metade (45%) reporta uma quantia entre R$ 100 e R$ 500.

Por outro lado, quando questionados sobre o valor máximo que estariam dispostos em vender suas mercadorias, a maioria (37%) afirma que em mais de 1.500 reais, enquanto 23,2% responderam entre R$ 101 e R$ 500.