Logo E-Commerce Brasil

Luto: morre Abilio Diniz, homem que moldou o futuro do varejo no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Morreu, neste domingo (18), Abilio Diniz, aos 87 anos. O varejo está em luto.

Diniz era mais do que um empresário; ele era um visionário que acreditava no potencial do Brasil e de seu povo. Seu compromisso com a inovação, qualidade e serviço ao cliente moldou o varejo brasileiro, estabelecendo novos padrões e elevando as expectativas.

Abilio deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após sentir-se mal durante uma viagem a Aspen, no Colorado, Estados Unidos. Diante da gravidade da situação, foi necessário seu retorno imediato ao Brasil em um avião especial, adaptado com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com UOL, fontes próximas disseram que Diniz estava internado há três semanas e o quadro era considerado “difícil”.

A família soltou a seguinte nota à imprensa:

É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.

A história de Abilio Diniz é um verdadeiro testemunho de dedicação, visão e perseverança. Nascido em São Paulo, em uma família de imigrantes portugueses, Diniz transformou uma pequena padaria familiar no Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores cadeias de supermercados do Brasil. Sua jornada não foi apenas uma aventura empresarial, mas também uma lição de vida sobre o valor do trabalho duro, da fé e da resiliência.

“Abilio Diniz provavelmente foi a grande referência que tivemos no varejo brasileiro. Mais do que uma referência técnica, um exemplo de dedicação e amor aos seus projetos. Venceu em tudo que se propôs a fazer. Tinha enorme prazer em compartilhar conhecimento e ajudar os mais novos, fazia isso como poucos e sempre foi muito gentil com o E-Commerce Brasil. É uma perda imensa, é duro de acreditar”, disse Tiago Baeta, fundador do E-Commerce Brasil.

Grandes empresários e líderes do mundo dos negócios têm reconhecido a importância de Diniz não apenas como empresário, mas como fonte de inspiração. Jorge Paulo Lemann, um dos maiores investidores do Brasil, disse sobre ele: “Abilio é um exemplo de determinação e visão. Ele soube como ninguém transformar desafios em oportunidades.”

Flávio Augusto, fundador da Wise Up, expressou sua admiração por Diniz, afirmando: “O legado de Abilio vai além dos negócios. Ele ensinou a importância de sonhar grande e perseguir esses sonhos com tenacidade.”

Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, destacou a capacidade de Diniz de estar à frente de seu tempo: “Abilio foi um visionário, que não apenas previu as mudanças no varejo, mas também agiu para que elas acontecessem. Sua liderança inspirou muitos, inclusive eu.”

Essas palavras refletem o impacto profundo que Abilio Diniz teve no mundo empresarial e além. Ele era mais do que um empresário; era um mentor, um inovador e, acima de tudo, um ser humano dedicado à sua família, ao seu país e à sua comunidade.

O velório será aberto ao público entre 11h e 15h nesta segunda-feira (amanhã), dia 19 de fevereiro, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi. O enterro será reservado apenas aos familiares.

Abilio Diniz, durante palestra de encerramento do Fórum E-Commerce Brasil 2017 (Imagem: E-Commerce Brasil)

Obrigado Abílio!