A loja online Amazon anunciou nesta quinta-feira que teve um lucro líquido de US$ 75 milhões no primeiro semestre do ano, 45% a menos que os US$ 137 milhões do mesmo período de 2012, e perdeu US$ 7 milhões no segundo trimestre.
A maior loja online do mundo, no entanto, aumentou seu faturamento, dos US$ 26 bilhões do primeiro semestre do ano passado para mais de US$ 31,7 bi deste ano, o que representa um aumento de 22% nas vendas, acima das expectativas dos analistas.
O lucro por ação nestes seis meses foi de US$ 0,16, quase a metade que os US$ 0,30 de 2012.
Nos resultados do segundo trimestre, que chamaram mais atenção dos analistas americanos, a Amazon perdeu US$ 0,02 em comparação com o lucro de US$ 0,01 do ano passado e contrastando com as previsões que apontavam um crescimento de US$ 0,05.
O faturamento entre abril e junho foi de US$ 15,7 bilhões, 22% acima dos US$ 12,8 bilhões de 2012, o que superou ligeiramente as previsões.
O fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, agradeceu aos clientes “por sua resposta ao Kindle” e ao “ambiente digital” vendido no site para o leitor eletrônico, já que nos últimos três meses os dez produtos mais vendidos eram digitais.
A Amazon renovou contratos com as provedores de conteúdos Viacom, para oferecer séries de televisão, e com a “NBC” Universal, para o catálogo de cinema. Além disso, sua própria editora conseguiu vendas superiores a um milhão de exemplares dos livros de Oliver Pötzsch com a série “The Hangman’s Daughter”.
Para o próximo trimestre, a Amazon prevê que as vendas alcancem de US$ 15,4 a US$ 17,1 bilhões. As ações da firma fecharam hoje o pregão no mercado Nasdaq com alta de 1,49%, para US$ 303,4 a unidade, mas nas operações eletrônicas posteriores ao término da sessão, já apresentados os resultados, caíam 1,4%. Nos últimos 12 meses, acumulam alta de 20,9%.
Por: Info