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Lojas virtuais tentam mudar imagem de 'Black Fraude' com descontos reais

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Em época de retração de mercado o consumidor já decorou que é necessário mergulhar fundo nas economias. Mas reduzir os gastos não significa evitar compras.

Sabendo que os consumidores estão atentos às melhores ofertas para a Black Friday 2015, o comércio eletrônico nacional já está adotando estratégias diferenciadas para garantir os altos números conquistados em 2014, quando a Black Friday fechou com faturamento de R$ 1,16 bilhão e crescimento de 51%, de acordo com a E-bit.

Porém, antes de pensar em alavancar as vendas alguns detalhes precisam ser observados para conquistar o consumidor do outro lado da tela. “Em primeiro lugar, as empresas participantes devem ser honestas com o seus possíveis clientes. Aumentar o preço antes da data para oferecer descontos maiores pode comprometer as vendas. Dê um desconto real, dentro dos limites da empresa e deixe clara a quantidade de peças disponíveis em seu estoque”, comenta a economista Benildes Curbani de Mello, da Unicred Blumenau.

Para limpar a imagem deixada em outras edições da Black Friday em que alguns comércios eletrônicos nacionais praticaram a chamada “Black Fraude”, o e-commerce nacional uniu forças para selecionar descontos e vantagens reais ao consumidor. Para isto diversas empresas investem de maneira maciça no contato e atenção aos clientes.

Um exemplo é o Posthaus, um dos maiores portais de moda do Brasil que negociou com fornecedores, selecionou produtos especiais e oferecerá descontos diferenciados e vantagem de frete. Também serão ofertados pacotes de vantagens exclusivas para os clientes ativos. “O planejamento para a Black Friday começa muito cedo. Além dos grandes descontos e vantagens, reforçamos estoques e investimos na capacitação do setor logístico e do call-center”, afirma o Gerente de e-commerce do Posthaus, Thiago Fernando de Zutter.

O portal de moda lançou uma página especial, a Black Friday Brasil, onde é possível se cadastrar para receber informações e novidades em primeira mão. A ideia é que os consumidores se organizem com antecedência para garantir as melhores oportunidades.