Pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, em parceria com o PayPal – especializado em pagamentos on-line -, destaca a necessidade de evolução das atuais alternativas de pagamento no e-commerce para atender às peculiaridades do consumidor brasileiro.
De acordo com o estudo, realizado durante o mês de novembro de 2012, os atributos mais valorizados pelos compradores durante o processo de compra on-line são a possibilidade de maior economia, tanto de tempo, quanto de dinheiro, assim como a variedade de produtos e serviços, a opção de comparação de preços e o parcelamento de compras.
No entanto, o estudo identificou que, apesar das boas perspectivas do setor, ainda existem consumidores com receio de digitar dados bancários, ainda que estejam em sites já conhecidos – comportamento que torna o boleto bancário a opção preferida para pagamento por este público. “Esta postura acontece por diversos fatores. Por exemplo, os mais velhos estão conhecendo a internet agora e querem ter algum tipo de comprovante físico em mãos quando compram on-line. Já os mais jovens têm medo de extrapolar seu limite de gastos do cartão de crédito. A classe C, por sua vez, enxerga o boleto como forma de controle de gastos e de ‘poupar’ o limite de seu cartão de crédito para compras maiores”, avalia Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular.
Outro dado relevante é que, embora tenha sido emitido o boleto bancário, a maioria dos usuários mais jovens, opta por pagá-lo pelo Internet Banking, a fim de evitar o deslocamento até a agência bancária. “Para muitos consumidores, a escolha pelo pagamento com o débito em conta dá a percepção de um controle maior sobre os gastos e, consequentemente, diminui o risco de endividamento excessivo. Isto cria uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos de pagamentos que aliem a conveniência dos pagamentos digitais com o nível de controle proporcionado pelo débito em conta corrente”, analisa o diretor geral do PayPal para a América Latina, Mario Mello.
Já para o público de 50 e 60 anos de idade integrante da classe C, a ida às agências bancárias para pagamento é um hábito comum, colocando um passo extra para a efetivação da compra. “Para os varejistas, isto significa um impacto nas vendas, já que 40% dos boletos emitidos não são pagos e a compra não é finalizada. Por isso, evoluir esta ferramenta de pagamento é essencial para garantir o sucesso e-commerce nacional e melhorar a experiência do consumidor brasileiro ao comprar pela Internet”, destaca Mello.