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KPMG publica análise sobre o crescimento e as tendências para os supermercados on-line

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

 A KPMG Internacional acaba de lançar publicação que reúne informações sobre uma área do varejo que vem crescendo significativamente: o comércio eletrônico de mantimentos. A pesquisa destacou que, apesar do setor existir há mais de uma década, o número de consumidores que fazem suas compras em supermercados on-line ainda é pequeno. Mas depois de roupas, livros e alguns outros produtos (eletrônicos, principalmente), a compra de mantimentos está surgindo como a categoria que mais cresce no varejo on-line.

Com o crescimento do mercado, aumentam as oportunidades para varejistas, que vem criando ferramentas para fazer suas próprias vendas on-line, ou firmando parcerias com sites de venda. Em 2011, no Brasil, foi vendido por meio do e-commerce o equivalente a US$1,66 bilhão em bens de consumo embalados. A estimativa da taxa de crescimento anual até 2014 é de 29%.

De acordo com a publicação, nos países desenvolvidos, a maior parte dos consumidores de mantimentos via on-line é formada de mulheres com 25 a 55 anos, com ensino superior e de classe média. Nos mercados emergentes, os consumidores ainda estão se acostumando à tendência, e a compra de alimentos via on-line é feita, na maioria, por jovens que têm mais consciência sobre os benefícios desse tipo de aquisição.

O estudo constatou ainda que o aumento do número de assinantes de banda larga, a disseminação dos smartphones e acesso a produtos difíceis de serem encontrados, assim como os preços competitivos são fatores-chave para o crescimento das compras on-line.

Para ter acesso à íntegra da publicação “Issues Monitor – Volume 12” (em inglês), visite o seguinte endereço eletrônico:www.kpmg.com/Global/en/IssuesAndInsights/ArticlesPublications/Issues-monitor-retail/Documents/issues-monitor-retail-september-2012.pdf.

A seguir, tabela indicando o volume de vendas em 2011 e a tendência de venda de bens de consumo embalados pelo mundo: