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Janeiro pode ser um mês lucrativo para o varejo

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Os profissionais de marketing precisam resistir à tentação de ver as compras em janeiro como sendo, primariamente, relacionada às promoções do varejo. Isso porque novos dados destacam que determinadas ‘tribos’ estão com mentalidades diferentes que oferecem uma oportunidade potencialmente lucrativa para as marcas.

O eBay Advertising baseou suas análises nos dados de uma pesquisa realizada em janeiro de 2015, mas disse que os três grupos identificados – compradores auto-indulgentes, quem faz longas listas e compradores posteriores – podem estar em evidência neste ano.

“Se as marcas identificarem mentalidades de diferentes compradores e usar esse entendimento para ser relevantes, eles estão em uma boa posição para começar 2016 com um estrondo”, afirmou Nguyen Phuong, chefe do eBay Advertising Reino Unido.

A primeira categoria, os clientes auto-indulgentes, representa as pessoas que se cuidam durante um mês tradicionalmente discreto após o período festivo. Por exemplos, os dados do eBay Advertising observaram um forte aumento na procura por coisas como anéis de diamente e taças de champagne durante a primeira semana do ano, reportou o The Drum.

Para muitas pessoas, janeiro significa começar a planejar as férias de verão (para os países do hemisfério norte), e para os que fazem longas listas a procura está não apenas nos destinos, mas também todos os itens necessários para a viagem.

O terceiro grupo, dos comptadores posteriores, são o oposto do primeiro, pois eles evitam dívidas pela praticidade. As pesquisas, principalmente para produtos de linha branca, em especial máquina de lavar, saltaram em janeiro de 2015.

Segundo Phuong, se as marcas puderem entender porque os consumidores se comportam dessa maneira, eles podem explorar isso através de uma previsão de público. Há sabedoria, segundo ele, em esticar os investimentos de marketing além da euforia pré-Natal para não só alcançar as tribos destacadas pelo eBay, mas também para os consumidores que estão se familiarizando e se conectando aos dispositivos móveis que receberam como presentes.

Fonte: Propmark