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Investir em relacionamento recupera até 40% dos pedidos abandonados no e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A prática é muito comum no e-commerce brasileiro: o usuário acessa a loja virtual, escolhe um item e coloca no carrinho, mas no momento de finalizar a compra, ele desiste e sai da página. Aqui no Brasil o índice de produtos abandonados chega a 83%, de acordo com pesquisa do Ibope e-commerce realizada em 2013, enquanto que no mercado global este número é de 67,45%, segundo a Nextopia.

Para diminuir a recorrência de abandono, a All In, empresa especializada em e-mail marketing de relacionamento, possui uma ferramenta que permite a recuperação de carrinhos por meio de campanhas de e-mail marketing. Conhecida como BTG (Behaviour Targeting), a solução permite um aumento no ROI (retorno sobre investimento) após três meses da integração.  O crescimento pode ser de até 40%.

“Enviamos uma mensagem totalmente personalizada para o usuário logo após ele ter deixado a página, aumentando a possibilidade de fazê-lo voltar e concluir seu pedido”, afirma Welington Sousa, gerente de marketing da All In.

Para conseguir isso, a empresa insere uma tag (código) no site do cliente e captura dados comportamentais referentes à navegação da pessoa, como o abandono de produtos no momento de finalizar a compra.

Assim, em poucos minutos, a própria plataforma consegue enviar um e-mail exclusivo para o consumidor, oferecendo um desconto sobre o item e outras opções relacionadas, como cross-sell (que complementa a compra), up-sell (artigos de maior valor e que podem garantir um melhor retorno) e produtos similares.

“Com o timing certeiro e o conteúdo adequado, a loja virtual dá o primeiro passo para atrair novamente a pessoa e aumentar sua taxa de conversão. Além disso, o usuário ainda pode ser convidado a aproveitar ações de fidelização, como o cupom de desconto”, explica Sousa.

A integração desta tecnologia é simples e ágil: basta inserir o código na arquitetura do site. No mercado, recursos semelhantes precisam do suporte da equipe de TI para realizar este serviço, o que faz com que a ação leve um prazo maior do que o desejado pelo departamento de marketing.

Eduardo Gimenes, gerente de marketing da Tray, empresa especializada em soluções de e-commerce, afirma que criar ações rotineiras na operação para recuperar as vendas de produtos abandonados no carrinho é um passo fundamental para o varejista que busca aumentar a conversão de vendas em sua loja virtual. “Uma boa comunicação, personalizada e com uma boa mensagem certamente ajuda a aumentar a conversão de vendas”.