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Intenção de compra online dos consumidores aumenta nas férias

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Este final de ano tem tudo para ser uma “temporada omnichannel”: De acordo com a última pesquisa do Shop.org “eHoliday 2014”, mais da metade dos consumidores dos Estados Unidos planejam fazer pelo menos algumas de suas compras na internet este ano. O estudo também mostrou que a confiança na economia está melhorando gradualmente; a cada cinco consumidores, dois estão começaram suas compras de final de ano agora em Outubro.

Consumidores online planejam gastar 16% mais durante o período de férias deste ano que todos os outros consumidores em produtos que incluem: presentes, decorações, cartões comemorativos e comida. Em geral esses consumidores esperam gastar uma média de $931.75 dólares. E o mobile continua a crescer e confirmar sua reputação como canal digital de escolha.

Smartphones e tablets são usados pelos consumidores para antecipar as decisões de compra durante as férias, a princípio para fazer buscas de produtos – 42% das buscas são feitas via smartphone e 53% no tablet. Outro terço irá usar esses dispositivos para procurar informações de varejistas como horários de atendimento da loja e localização, entre outros. Varejistas estão de olho nesse público e investem em otimização de email para mobile, bem como campanhas pagas para smartphone e campanhas de anúncio e display para mobile.

Campanhas de marketing bem executadas serão a chave para o sucesso durante esse período. Um terço dos varejistas entrevistados planejam começar suas ações de marketing online e promoções durante a primeira semana de novembro (no ano passado a média foi de um quarto de varejistas). Entre as promoções especiais planejadas pela maioria estão cupons de desconto, frete grátis com condições e vendas somente online, entre outros.

Varejistas usarão buscas pagas, buscas orgânicas e retargeting, entre outros canais, para envio de mensagens. Mídias sociais também farão parte desse mix: Três dos 10 varejistas vão usar de forma intensa o Facebook, assim como mídias visuais como Instagram, Pinterest e YouTube.

Confira o estudo completo aqui.

Fonte: NRF