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Inteligência Artificial do Google potencializa vendas da Whirlpool na Black Friday

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Desde o ano passado, a Whirlpool faz uma parceria com o Google para otimizar as vendas de seus produtos. A novidade, porém, foi o uso da Inteligência Artificial durante as vendas da Black Friday. Segundo Henrique Fermino, gerente sênior de Growth D2C da Whirlpool, “a construção dessa relação, assim como o ambiente de testes com o auxílio da IA, trouxe um crescimento expressivo e de forma orgânica para a empresa na Black Friday 2022″.

Palestrantes Henrique Fermino e Natália Almeida no palco do evento VTEX Day
Henrique Fermino (Whirlpool) e Natália Almeida (Google) falam no VTEX Day sobre os benefícios que a Inteligência Artificial trouxe para as vendas durante a Black Friday de 2022 / Foto: Giuliano Gonçalves

Natália Almeida, executiva de negócios tecnológicos do Google, diz que apesar de a adoção da ser simples, houve um planejamento prévio para evoluir a parceria. “Observamos previamente questões como score e avaliação (setup de ferramentas, privacidade de dados, etc.). Após essa construção técnica, podemos afirmar que a maturidade digital da Whirlpool cresceu 66%”.

Ainda assim, a executiva diz durante evento VTEX Day que o que irá diferenciar a capacidade de atuação da IA é o quanto as empresas dispõem de seus dados proprietários para a inteligência do Google. “Isso foi possível porque a Whirlpool compartilhou informações com a gente. O algoritmo busca audiências de usuários novos e de alto valor, baseado nos usuários que a empresa já tem. Portanto, o segredo para o sucesso será o quanto de dados a empresa compartilhar dos clientes que já possui, para assim encontrar outros similares”.

Audiências preditivas por intermédio da Inteligência Artificial

Para Fermino, encontrar os consumidores mais prováveis é humanamente impossível. No entanto, com a Inteligência Artificial do Google a Whirlpool conseguiu identificar seus consumidores mais prováveis. “Isso fez muito sentido para o nosso negócio. Afinal, nosso objetivo é construir uma evolução na jornada do nosso consumidor. Além disso, a audiência preditiva do GA4 colabora para outros ganhos substanciais, como a construção do nosso CRM”.

O uso de audiências preditivas do GA4 na Black Friday trouxe um aumento de 257% na taxa de conversão — comparado com o restante da conta. A implementação completa de GA4, segundo Almeida, foi realizada em 6 meses nas 3 principais lojas da Whirlpool.

Outra vantagem da Inteligência artificial, de acordo com Almeida, é a ampliação de cobertura (ou seja, o algoritmo busca mais palavras dentro do contexto da empresa). “O mercado via isso com um certo risco, mas com a IA, o Google coloca uma trava e, mesmo ampliando as palavras, ele consegue criar uma eficiência muito maior do que somente o clique”, garante a executiva.

Testes da Inteligência Artificial em ambiente controlado

Antes de colocar à prova os recursos da Inteligência Artificial na Whirlpool, o Google evoluiu as ferramentas dentro da cultura de teste AB. Ou seja, dentro de um ambiente controlado, a empresa entendeu as nuances da Whirlpool até conseguir resultados significativos — por conta disso, o Google ressalta o baixo risco do uso da IA nos negócios.

Agora, os próximos passos serão usar a Inteligência Artificial para adquirir novos usuários, assim como clientes de alto valor. “Ainda que a IA seja muito eficaz, ela é só uma ferramenta. Gosto de lembrar que o fator humano é muito importante dentro desse processo. Afinal, a IA não anda sozinha, e isso depende de conversas francas entre as duas partes para que a parceria funcione”, conclui.