Logo E-Commerce Brasil

Inovação é a palavra-chave, diz palestrante da NRF 2015

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Inovação é uma das palavras mais mencionadas nos negócios, mas que por outro lado quase perdeu seu significado. Ser inovador (e ser percebido como inovador) é um status muito desejado pela maioria das empresas de varejo hoje – não é surpresa que este tenha sido um tema comum durante o Retail’s Big Show essa semana em Nova York.

Durante sua fala sobre o varejo omnichannel no último dia 12, o executivo e vice-presidente global de e-commerce da Staples, Faisal Masud disse que a inovação já não é opcional, e sim um requisito. “Você não tem escolha. Você precisa inovar”, disse. Mas a inovação, na prática não é fácil, principalmente em empresas grandes.

“Em uma empresa grande, é mais difícil inovar. Você tem que agarrar as chances, e adotar uma cultura na qual o erro faz parte do aprendizado”, diz Jason Droege, Head da Uber.

Distanciar-se das responsabilidades diárias de manter o negócio funcionando e também das regras pode ser um dos aspectos mais importantes que separam centros de inovação de varejistas como Target, Nordstrom e Staples dos outros.

Alison Corcoran, vice-presidente sênior de marketing das lojas da América do Norte e também do online da Staples, disse que a Staples mudou seu centro de inovação de Boston para Seattle, em parte para atrair os melhores talentos.

Masud disse que parte da inovação tecnológica será produzida “in-house”. “Varejistas não são empresas de tecnologia… mas cada vez mais varejistas formarão suas equipes de tecnologia”, afirma.

Enquanto mais varejistas abraçam o digital como direção para todo seu comércio, a estrutura organizacional de muitas empresas continua sendo um obstáculo ao crescimento e inovação – mesmo a maioria delas aceitando o novo mundo de canais convergentes.

Para inovar em um mundo omnichannel, varejistas precisam se livrar da obrigação de pensar por canal, mas também devem testar e aprender conceitos – e prestar atenção ao que está acontecendo fora da indústria varejista, afirma Kyle GAllary, vice presidente de estratégia corporativa e comércio digital da Cole Haan.

Gallary disse que quando Cole Haan tornou-se parceiro da Uber Rush para oferecer a entrega no mesmo dia para compras online em Nova York em setembro, foi um imenso sucesso: todos os consumidores recebendo suas compras em até uma hora.

No mesmo dia, o mesmo tema apareceu para varejistas na NRF algumas palavras-chave foram:  foco no consumidor, não nos canais; criar uma cultura onde você possa experimentar (e falhar); e sair da mentalidade purista do varejo.

Fonte: NRF