Logo E-Commerce Brasil

Inbound marketing revê formas de gerar vendas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Movimento, conceito, filosofia. Há vários termos para tentar definir o que é inbound marketing, mas na prática o significado é simples. Trata-se de uma nova forma de fazer marketing, mais barata do que investir em mídia e que consiste basicamente em criar conteúdo certo para atrair a pessoa certa e no momento certo, em que ela está querendo fazer uma compra ou buscando um serviço. É também uma reação ao novo jeito de o consumidor comprar, já que, hoje em dia, as pessoas tomam praticamente sua decisão de compra pesquisando online. O tema foi amplamente discutido e analisado na semana passada durante o Inbound 2015, realizado em Boston (EUA) pela HubSpot, e que reuniu mais de 14 mil profissionais de marketing, agências e vendas.

A metodologia foi criada pela companhia americana em 2006 e todo o processo é automatizado por meio da plataforma da HubSpot. Eles ensinam como criar conteúdos atraentes em blogs, sites, landing pages, vídeos, redes sociais, entre outros canais, e oferecem as ferramentas para converter leads em compras e acompanhar toda a jornada do consumidor.

“HubSpot é mais do que uma tecnologia. Temos essa filosofia que chamamos de inbound, que se tornou um movimento.” Foi assim que Dharmesh Shah, Chief Technology Officer e cofundador da HubSpot, começou a sua apresentação no Inbound. Em sua palestra, Dharmesh deu dicas sobre como atrair os consumidores por meio de um conteúdo relevante e adequado para a prática de inbound marketing.

“O problema dos sites de muitas companhias é que eles são focados na gestão do negócio e não em marketing. Nós indicamos que um site deve ter um visual bonito, ser rápido e ter um contexto adequado. A ideia é otimizar o conteúdo para atrair buscas e conversões”, exemplificou Dharmesh.

Apesar de ter uma atuação totalmente oposta à da propaganda tradicional, a HubSpot afirma que a chave é ter um equilíbrio entre as duas estratégias de comunicação. “Muitos anúncios irritam e são fúteis, interrompem o que a pessoa está fazendo. Nós perguntamos aos nossos clientes quantos fazem publicidade paga. Dentre eles, 53% usam anúncios pagos”, disse ele.

Diante disso, a HubSpot desenvolveu uma nova ferramenta que vai integrar as campanhas dos seus clientes no LinkedIn à plataforma da HubSpot, com o objetivo de monitorar e medir o ROI. Outros lançamentos da companhia também foram apresentados no evento. A maioria deles é voltada para facilitar o processo de vendas, que se tornou um dos principais desafios de mercado.

“Os consumidores mudaram o jeito de comprar e nós também temos que mudar o jeito de vender. Vendas têm a ver com parcerias, em construir uma relação de confiança. Hoje os consumidores têm todo o poder de compra, conhecem o CEO da sua empresa, têm todas as referências de mercado, e nós precisamos de novas ferramentas para criar uma conexão com eles”, destacou Brian Halligan, CEO e cofundador da HubSpot.

Internacionalização
Uma das principais empresas de automação de marketing no mundo, a HubSpot abriu seu capital na bolsa no ano passado e tem receitas declaradas de US$ 115, 9 milhões. Hoje, possui mais de 15 mil clientes e 2,5 mil agências parceiras em vários países, incluindo o Brasil. Atua em mais de 90 países e sua plataforma tem versão em seis idiomas: inglês, japonês, francês, alemão, português e espanhol.

Em períodos de crise econômica como a que o Brasil vive, as empresas precisam, mais do que nunca, vender seus produtos e serviços. Diante dessa realidade, o inbound marketing é um caminho perfeito para que as companhias vendam mais sem gastar milhões investindo em mídia. A ideia foi defendida pela VP de marketing localization da HubSpot, Nataly Kelly.

Responsável pela expansão internacional da HubSpot, Nataly conta que neste ano a companhia iniciou um processo de internacionalização mais forte, “pois cada mercado é muito diferente do outro. Vamos abrir um escritório em Cingapura no próximo mês e vamos aumentar nossa atuação na Ásia no próximo ano. Na América Latina, esse conceito ainda é muito novo, por isso ainda há muita oportunidade na região”, falou.

A executiva destaca que os profissionais de marketing que ainda não conhecem o conceito podem aprender mais por meio da certificação da HubSpot, que é gratuita. “Para serem competitivas e manterem os seus clientes, as empresas devem abraçar novos métodos de marketing. Inbound marketing é uma nova forma de marketing perfeita para períodos de crise. Mesmo nos Estados Unidos, muitas companhias estão migrando para o inbound marketing por considerações financeiras”, ressaltou Nataly.

Já o líder de vendas no Brasil, México e América Latina, Paul Rios, conta que começou a vender para a região há três anos e que o crescimento é gigantesco. Ele cita que o engajamento da população na América Latina com a internet só fica atrás dos Estados Unidos e que por isso a região se tornou um mercado tão importante para a HubSpot. “É um dos mercados mais interessantes para nós, tanto que lançamos a versão da plataforma em português e espanhol. O inbound marketing está explodindo, mas o mercado ainda precisa ser educado”, ressaltou Rios. O target da HubSpot são companhias que tenham entre cinco a 500 funcionários e de todos os segmentos da economia.

Fonte: Propmark