Logo E-Commerce Brasil

Grandes varejistas ainda ignoram o e-mail como solução contra carrinhos abandonados

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Embora o uso do e-mail marketing para a recuperação de carrinhos tenha crescido no planeta, ainda são poucos os varejistas que praticam esta estratégia, segundo um estudo divulgado pela Listrak, em fevereiro de 2013. Analisando dados coletados dos 1.000 maiores sites de varejo do mundo, a Listrak descobriu que, entre 2011 e 2012, houve um acréscimo de 30% no número de empresas que tentaram recuperar vendas – carrinhos – através de e-mails. No entanto, por mais positivo que este número pareça, apenas 1 em cada 5 comerciantes estão fazendo uso desta estratégia. Especificamente, em 2012, 19% enviaram ao menos um e-mail de recuperação, à frente dos 14,6% registrados em 2011.

Enquanto isso, uma pesquisa publicada pela SeeWhy, em dezembro de 2011, sugere que os varejistas estejam perdendo uma ótima oportunidade de converterem abandonadores em consumidores. O estudo conclui que 48% dos serial abandoners – compradores que abandonaram mais de um carrinho nos últimos 28 dias –, voltaram a comprar no site após receberem um lembrete por e-mail sobre a sua compra não concluída.

Ainda de acordo com a Listrak, quando o objetivo é tentar engajar novamente os consumidores, a maioria dos comerciantes não insiste mais do que uma vez, com 62,4% enviando apenas um e-mail de recuperação, queda de 19,5% em relação a 2011. Por outro lado, o número de varejistas que enviaram duas mensagens aumentou 7,6% para 17%, crescimento que só foi superado pela proporção que enviou três e-mails: 207% para 20,6%.